Stress: As vantagens e as desvantagens de exteriorizar


Depois de um dia complicado no trabalho é fácil desabafar sobre as dificuldades junto de amigos, de familiares, e até de colegas de trabalho, cujos desafios sejam semelhantes. No entanto, ainda que este comportamento possa servir como uma boa terapia anti-stress, a verdade é que pode estar a fazer-lhe tanto bem, como mal.


Liberta tensão acumulada

Falar do que não vai bem no seu trabalho levanta imediatamente um peso das suas costas. Mesmo que o outro não compreenda completamente a sua frustração, o ato de verbalizar o que sente é uma terapia que funciona sempre, evitando que a exaustão e o stress evoluam para problemas graves de saúde mental e física.


O lado negro dos neurónios-espelho

Os neurónios-espelho são responsáveis pelo sentimento de empatia pelo outro, fazendo-nos sentir tristes quando o outro está triste ou felizes quando o outro está feliz. Essencial à humanidade, estes pequenos amigos ajudam-nos a comunicar e a viver em sociedade, contudo, tanto podem trazer consequências positivas, como negativas. 


Ao exteriorizar o stress que sente, poderá levar o outro a sentir-se igualmente frustrado, prejudicando a sua saúde. Tenha sempre em atenção e evite desabafar com pessoas que estão a passar por momentos difíceis ou que já possuem historial de depressão ou outras doenças mentais. No final, não se esqueça que pode convidar o outro para um almoço ou uma atividade de lazer que desanuvie o stress de ambas as partes.


O inimigo do meu inimigo, meu amigo é

O ditado di-lo e é verdade. Desabafar sobre determinados profissionais com os quais colabora, pode não somente ser terapêutico como pode ajudá-lo a conectar-se com o outros colegas que sintam o mesmo. Estes problemas não têm de estar ligados a alguém que odeia, podendo refletir uma chefia mais rígida ou um projeto difícil de executar por natureza.


Magoa a imagem da sua marca

Temos uma tendência natural a falar do negativo e a “ignorar” o positivo, desabafando quando uma chefia lhe pede consecutivamente para fazer horas extra mas esquecendo-se de celebrar um novo projeto ou um aumento. Este tipo de atitude perante a vida que muitos de nós tende a ter, pode levar o outro a criar uma má imagem da marca que você representa, pelo simples motivo de que somente o ouve a criticá-la. Tenha atenção ao que diz, como o diz, e a quem o diz.


A situação perfeita para um brainstorming

Quer entre colegas ou amigos e familiares, exteriorizar os seus problemas pode ajudá-lo a resolvê-los pois está a expor desafios e obstáculos a alguém externo, possivelmente capaz de encontrar soluções de que se calhar você nem se lembraria. Esteja aberto a sugestões e quem sabe o outro conseguirá ajudá-lo não somente a descomprimir como a resolver a causa do seu mau-estar.


Pode tornar-se num hábito

Exteriorizar constantemente pode levá-lo a esquecer as pequenas vitórias do dia-a-dia, tornando-se em alguém que o outro tenta evitar ao máximo. Seja auto-reflexivo e procure comentar não apenas o que corre mal mas também aquilo que conseguiu conquistar.


Prática comum à maioria dos profissionais, desabafar não é um processo tão simples quanto aparenta e pode inclusivamente prejudicá-lo a si e a quem o rodeia. Tenha cautela e analise bem as vantagens e desvantagens desta atividade.


OUTROS ARTIGOS:

Facebook e Instagram: Como ter uma boa pegada digital

As necessidades humanas básicas que um empreendedor não deve esquecer


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais