Youtube: Tudo o que mudou com a nova política
Se possui um canal de Youtube do qual depende então esteja atento às alterações que vai enfrentar daqui para a frente. Trazemos-lhe tudo o que deve saber sobre a nova política, apresentada esta semana, que alterou significativamente o modo como é alertado de que violou as condições e termos da plataforma, assim como a respectiva penalização.
O que acontece ao primeiro aviso?
O primeiro aviso é “gratuito”. Isto significa que nada acontecerá de maior importância. O seu canal continuará a funcionar normalmente mas o Youtube irá informá-lo do porquê que o seu vídeo foi retirado, evitando que o mesmo volte a acontecer por acidente. Esta alteração é essencial para proteger os criadores de conteúdo, especialmente em casos em que um vídeo é retirado indevidamente - antes o canal sofreria consequências por um erro que não cometeu, agora esse perigo foi de certa forma eliminado.
O que acontece ao segundo aviso?
O segundo aviso vem com a primeira consequência: o congelamento do canal durante uma semana. Isto irá impedi-lo de fazer upload de vídeos, criar histórias e thumbnails, ou responder aos seus seguidores. Para além disso, o canal será colocado numa “lista de vigia” onde permanecerá pelos 90 dias seguintes. Após este tempo, o canal voltará aos zero avisos, como se nada tivesse acontecido.
O que acontece ao terceiro aviso?
Se no prazo desses 90 dias obter outro aviso, o terceiro, a penalização é de duas semanas, desaparecendo após os três meses.
O que acontece ao quarto aviso?
Bem, este é o aviso final, por isso, não é difícil perceber o que acontece. Se cometer três violações dentro do período de 90 dias, o seu canal será eliminado.
As violações atuais vão desaparecer com a nova política?
Sim, assim que a nova política entrar em vigor, as penalizações anteriores ficarão sem efeito e o próximo aviso será aquele em que nada acontece ao seu canal.
As alterações entram em vigor a 25 de fevereiro e todos os criadores serão informados via email. O principal objetivo é o de tornar as políticas mais claras e o de tentar proteger o conteúdo e a criatividade dos criadores. Em todo o caso, o próprio Youtube revelou que mais de 90% dos utilizadores nunca recebem um segundo aviso, por isso, não terá de se preocupar desde que tenha cuidado com o conteúdo que promove nesta plataforma.
OUTROS ARTIGOS:
Use o Youtube para angariar mais clientes
Garanta sucesso da sua marca no Youtube