3. Qual é o impacto do 5G no dia a dia?
Vamos ter downloads mais rápidos numa rede mais robusta, que vai produzir mudanças radicais no nosso país, nas nossas cidades e nas nossas casas. Os benefícios do 5G vão aumentar a eficiência nas empresas, bem como permitir novas aplicações que vão transformar processos e serviços. Além dos smartphones e computadores, também os avanços ao nível das smart things vão aumentar e a quantidade de equipamentos ligados à internet e entre si, vai aumentar de forma exponencial.
A maioria dos especialistas aponta a redução da latência como o grande fator de disrupção trazido pelo 5G, abrindo um novo horizonte de possibilidades. São milissegundos que fazem toda a diferença em atividades como controlar máquinas industriais ou fazer cirurgias à distância, através de robots de precisão. Existem aplicações em desenvolvimento, há vários anos, que exigem tempos de latência reduzida para serem eficazes. É o caso dos sistemas de suporte à condução autónoma, envolvendo veículos e infraestrutura rodoviária em permanente comunicação, visando a otimização de fluxos de trânsito nas cidades e o aumento da segurança rodoviária. As máquinas industriais também vão poder comunicar, otimizando fluxos de operação e acelerando a cadeia logística. E a transmissão de vídeo em direto, com câmaras 360º e alta definição, vai ser feita sem cortes nem atrasos.
É graças a estas capacidades que o 5G vai acelerar o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas, tornando possível conectar praticamente qualquer objeto que usamos no dia a dia. Atualmente existem quase nove biliões de “coisas” conectadas, havendo previsões da consultora Gartner que apontam para os 20 biliões de objetos conectados, já em 2020. É a promessa de uma vida mais simples e mais livre de tarefas rotineiras como pensar numa lista das compras, que passa a ser enviada pelo frigorífico conectado indicando os produtos em falta, chamar um técnico a casa quando falha um eletrodoméstico ou fechar as persianas no sótão para manter a temperatura.
Com o 5G vai, também, ser possível assistir a concertos ou jogos de futebol de forma imersiva, através de tecnologias holográficas, de realidade virtual e aumentada. Com acesso a maiores quantidades de informação, a alta velocidade e com muito baixa latência, a experiência de ver filmes em alta definição e do gaming, por exemplo, será elevada a níveis nunca antes vistos.
Será toda uma nova sociedade conectada.
4. Vai ser assim tão rápido?
A televisão e o mundo do entretenimento são bons exemplos da exigência dos consumidores, que vão conhecer uma nova internet a velocidades incríveis. Tomando como referência a velocidade de 1 Gbps (um gigabit por segundo), podemos calcular o tempo de download de um episódio da sua série favorita (350 MegaBytes) em três segundos, ou de um filme em alta definição (HD), equivalente a 15 GigaBytes, em apenas dois minutos.
O 5G representa um enorme salto tecnológico, oferecendo velocidades aproximadamente 10 vezes mais rápidas do que as possíveis com o 4G. A latência pode baixar até alguns milissegundos, tornando praticamente impercetível qualquer atraso ou falha na transmissão de vídeos ou em aplicações de realidade virtual e realidade aumentada. As novas potencialidades das redes 5G são, de facto, tão avançadas que alguns especialistas apontam já para uma nova Revolução Industrial.