Juntos, garantimos o futuro
Participamos em iniciativas globais que nos ajudam a concretizar a nossa Estratégia de Sustentabilidade e
a contribuir para uma sociedade mais sustentável.

Responsabilidade Social Corporativa

Nações Unidas

Reforçamos o nosso compromisso para com o desenvolvimento sustentável através da participação em iniciativas globais que nos ajudem a contribuir para uma sociedade moderna e equilibrada.

BCSD Portugal

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos que, com ampla representação sectorial, agrega e representa empresas que se comprometem ativamente para acelerar a transição para um mundo mais sustentável.

Enquanto membro do BCSD a NOS tem subscrito iniciativas de relevo, das quais se destacam:

Etis

Fundada em 1991, a ETIS é uma associação sem fins lucrativos gerida pelos seus Membros. Em conjunto, os maiores operadores de telecomunicações da Europa, partilham informação e experiências, num clima de confiança. A ETIS tem como objetivo auxiliar os seus membros na prossecução de objetivos estratégicos, com vista à melhoria do desempenho de negócio, através da partilha de conhecimento relacionado com os desafios do setor. A NOS integra, entre outros, o Grupo de Trabalho orientado para o tema da Sustentabilidade, cujo foco principal é a partilha de conhecimento e desafios enfrentados na implementação de estratégias de economia circular, no setor das Telecomunicações.

Mais informações em www.etis.org




Transformação Digital

GeSI (Global Enabling Sustainability Initiative)

A NOS aderiu à GeSI em 2020, a única organização mundial dedicada ao setor das TIC e que permite identificar oportunidades, através de soluções digitais, para responder aos desafios globais - ambientais e sociais - mais urgentes.

Em colaboração com as maiores empresas do setor das TIC, e organizações de referência a nível mundial, o GeSI é uma fonte ímpar de informação, recursos e melhores práticas
para alcançar a sustentabilidade social e ambiental, integrada por meio de tecnologias digitais.

Mais informações em www.gesi.org


Digital With Purpose

A NOS foi a primeira empresa portuguesa a juntar-se ao Movimento global Digital With Purpose, desenvolvido pela GeSI, com o objetivo de acelerar a mudança e construir um mundo mais justo e equilibrado, em todas as suas vertentes: económica, social e ambiental.

Mais informações em https://digitalwithpurpose.org



European Green Digital Coalition (EGDC)

Numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa #DigitalDay2021,  os Estados-Membros e principais empresas tecnológicas da EU comprometeram-se a ser parte ativa no processo de transformação digital da Europa para a próxima década.

A NOS foi a única empresa portuguesa a assumir esse compromisso, e assinou a Declaração European Green Digital Coalition (EGDC), com o objetivo de contribuir com ações que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa a um ritmo compatível com a limitação do aquecimento global a 1.5ºC, de forma a atingir a neutralidade carbónica (net-zero) até 2040.

Mais informações em https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/eu-countries-commit-leading-green-digital-transformation




Ambiente

Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia


Em 2020 Lisboa foi Capital Verde Europeia. Esta distinção visa reconhecer a transformação da cidade na última década e renovar o compromisso de alcançar um melhor ambiente urbano até 2030. Com base nesta ambição, a autarquia lançou o desafio à cidade, às empresas, organizações, associações e instituições, públicas e privadas, para subscreverem o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, com uma agenda ambiciosa para os próximos 10 anos.
A NOS juntou-se à Câmara Municipal de Lisboa ao subscrever o Compromisso, com 14 propostas que envolvem ações específicas em diversas frentes, como: economia circular, mobilidade, energia, sensibilização e mobilização.

Mais informações em https://lisboagreencapital2020.com




Business Ambition 1.5ºC

O objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta levou a NOS a subscrever a Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5ºC”, uma iniciativa do Secretário Geral das Nações Unidas, o que confirma o compromisso público da empresa para alinhar as suas emissões com as trajetórias de descarbonização, necessárias
para limitar o aquecimento global.

Mais informações em https://unglobalcompact.org/take-action/events/climate-action-summit-2019/business-ambition




Diversidade

Na NOS promovemos os valores de diversidade e inclusão enquanto pilares basilares do nosso ADN, pois acreditamos que só através de um ambiente de trabalho que promova a diversidade, conseguimos potenciar o talento e realização dos nossos colaboradores. A diversidade contribui para o nosso crescimento e torna-nos mais fortes, unidos e inovadores na descoberta de soluções.



Conheça aqui algumas das iniciativas que estamos a desenvolver neste âmbito.