20 de agosto de 2021

NOS MANTÉM LIDERANÇA NO RANKING NACIONAL DE INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO


  • Em 2020, a NOS investiu mais de 67 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento
  • Operadora tem 226 profissionais alocados às áreas de inovação
  • 5G, Transformação Digital e Cidades Inteligentes foram áreas prioritárias de investimento

NOS lidera ranking I&D em Portugal

Pelo segundo ano consecutivo, a NOS ocupa o primeiro lugar no ranking das 100 empresas que mais investem em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal. Os dados são divulgado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, numa análise referente ao ano de 2020.

Com um investimento superior a 67 milhões de euros e mais de 220 profissionais alocados às áreas de inovação, a operadora reafirma o seu compromisso com a digitalização da sociedade e a melhoria contínua da experiencia dos seus clientes. Além de manter a sua posição como empresa que mais investe em Investigação e Desenvolvimento em Portugal, a NOS registou um crescimento na ordem de 50% do número de profissionais com Doutoramento nas áreas de I&D, reflexo de uma aposta estratégica nos perfis extremamente qualificados.

De acordo com Miguel Almeida, Presidente da Comissão Executiva da NOS: “A liderança, pelo segundo ano consecutivo, no ranking das empresas que mais investem em investigação e desenvolvimento, é resultado da nossa aposta em criar as melhores soluções para os portugueses, exponenciando tudo o que a evolução tecnológica, nos vários domínios, permite oferecer. A NOS está firmemente comprometida em ser um acelerador da transformação digital do país, e dessa forma, constituir-se como uma alavanca de competitividade para a sociedade portuguesa".

O montante de 67,251 milhões de euros investido em 2020 centrou-se na evolução das redes de nova geração da NOS e na preparação da chegada do 5G; na forte aposta em áreas relacionadas com a Transformação Digital e com o desenvolvimento das Cidades Inteligentes.

Para além da aposta num modelo de inovação que tira partido do talento e know how especializado das suas equipas, a NOS tem vindo a aprofundar a sua escala colaborativa em I&D, através de projetos desenvolvidos em parceria com universidades, centros tecnológicos nacionais e estrangeiros, start-ups e incubadoras, integrados num ecossistema aberto de inovação que permite acelerar o desenvolvimento e adoção das soluções tecnológicas mais avançadas e seguras.

A NOS lidera a lista de uma centena de empresas com maior investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, em 2020, com base nos resultados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2020 (IPCTN20). Este inquérito constitui a fonte de informação estatística oficial relativa a atividades de I&D no nosso país.


Download PDF