21 de setembro de 2022

‘SUBMISSÃO’ O DRAMA DE UMA MULHER, VÍTIMA DE VIOLAÇÃO, CONTRA O SISTEMA JUDICIAL



Partilhar
 ‘Submissão' o drama de uma mulher, vítima de violação, contra o sistema judicial

Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Marcantónio Del Carlo, José Raposo e Maria João Abreu, no seu último papel no cinema, protagonizam ‘SUBMISSÃO’. A segunda longa-metragem do realizador português Leonardo António, reconhecida pela crítica em diversos festivais internacionais de cinema, conta com música de Rodrigo Leão e chega aos cinemas a 20 de outubro.

‘SUBMISSÃO’ aborda temas incontornáveis nos dias de hoje. O filme retrata o processo de Lúcia (Iolanda Laranjeiro), uma mulher que decide apresentar queixa contra o seu marido por violação, até ao veredito final em Tribunal. Num mundo de homens, Lúcia terá de lutar contra o sistema judicial.

Fruto de um processo de investigação durante o qual Leonardo António contou com o apoio da APAV, ‘SUBMISSÃO’ aborda um drama social e pessoal marcado pela cultura patriarcal nas decisões legais, procurando dar visibilidade a um tema pouco discutido mesmo quando se fala de violência doméstica. Segundo o realizador “o filme debruça-se sobre temas que precisam de serem discutidos na sociedade portuguesa, tais como a violação no matrimónio”.

‘SUBMISSÃO’ chega a 20 de outubro aos cinemas nacionais, depois de ter ganhado Prémios de Melhor Argumento no Festival Tallinn Black Nights, na Estónia, e no Aswan International Women Film Festival, no Egipto, uma Menção Honrosa no ÉCU - International Independent Film Festival, e de ter integrado a competição oficial de vários festivais internacionais tais como o Stony Brook, em Nova Iorque, Kitzbuhel na Áustria ou o ‘Crime and Punishment’, em Istambul, na Turquia.

Sinopse

Em ‘Submissão’, Lúcia é violada pelo seu marido e apresenta queixa. Luta contra o sistema judicial para levar o marido a Tribunal num mundo de homens.

Links

Trailer

A 20 DE OUTUBRO NOS CINEMAS



Download PDF

Partilhar