
A NOS SGPS, através das suas empresas do negócio das telecomunicações, certificou-se no âmbito da Qualidade e Ambiente pelas normas NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001, respetivamente. Trata-se da primeira certificação atribuída à NOS por entidades internacionalmente reconhecidas.
A certificação de acordo com a ISO 9001, referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, atribuída pela APCER, reconhece o esforço da NOS em assegurar a melhoria contínua dos seus processos, a conformidade dos seus produtos e serviços, a fiabilidade da sua rede e a satisfação dos clientes.
Já a certificação de acordo com a ISO 14001, referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental, reconhece a ação da NOS na identificação e controlo dos seus impactos e na melhoria contínua do seu desempenho ambiental, o qual assenta em duas dimensões:
- Minimizar os impactos ambientais resultantes das suas atividades, em toda a cadeia de valor. O consumo de energia e a emissão de gases com efeito de estufa são transversais a todas as fases do ciclo de vida dos produtos e serviços e constituem o impacto ambiental mais relevante do negócio;
- Desenvolver soluções inovadoras de comunicação e informação que trazem mais funcionalidades e produtividade aos seus clientes e os ajudam a reduzir a pegada de carbono. A NOS disponibiliza tecnologias machine-to-machine que suportam novas ferramentas de gestão de energia e plataformas de colaboração e teletrabalho que reduzem custos e emissões.
A NOS monitoriza de forma regular o seu desempenho através de um sistema de indicadores de sustentabilidade e de um plano de auditorias internas e externas, que ajudam a identificar ações de melhoria, que permitam à empresa alcançar os seus objetivos.
Para Isabel Borgas, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, este é um marco importante já que, como refere, “obter a certificação do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade e do Ambiente, ao mesmo tempo que se faz a integração de duas grandes empresas, é o reconhecimento da capacidade e excelência das nossas pessoas e dos nossos parceiros de negócio, que ao longo deste primeiro ano de atividade da NOS fizeram um trabalho exemplar.”
Pela natureza do seu negócio, a NOS é potenciadora de mudança social através do desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das pessoas. Para tal, procura criar produtos e serviços com elevado valor social e ambiental, capazes de potenciar e alargar o acesso às novas tecnologias a todos, independentemente da idade, capacidade, língua, cultura e literacia tecnológica.
“Também é nossa responsabilidade contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, que promova o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental. E para dar resposta a esse desafio continuaremos a trabalhar em estreita parceria com o setor privado, público e organizações do terceiro setor”, conclui Isabel Borgas.