Já são conhecidos os resultados do primeiro estudo desenvolvido no âmbito do Portugal Tech Insights 2020, sobre as principais tendências tecnológicas em Portugal.
O estudo “Cloud Computing: Como criar valor para o seu negócio?” revela que os responsáveis de negócio e de TI estão conscientes de que as soluções de Cloud Computing são fatores críticos para a agilidade de negócio e para a eficácia das operações de TI, mas Portugal está atrás da Europa Ocidental no que toca à adoção e criação de valor através de serviços de Cloud Computing, com apenas 14% das médias e grandes organizações nos níveis mais altos de maturidade, face aos 33% na Europa Ocidental.
Os resultados do estudo foram publicados no microsite do projeto – Portugal Tech Insights 2020 – que resulta da parceria entre a NOS e a IDC, empresa líder mundial na área de Market Intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo.
Desenvolvido no âmbito do IDC Tech Insights 2020, o estudo identifica a maturidade das organizações portuguesas na adoção de serviços de Cloud Computing e as perspetivas de evolução nos próximos anos, assim como os passos necessários para que as organizações nacionais possam criar valor neste novo paradigma tecnológico.
De uma forma geral, conclui-se que grande parte das organizações ainda não investiu o suficiente na implementação de processos de gestão, de tecnologias e de um conjunto de competências que são necessárias para alcançar a generalidade dos objetivos relacionados com Cloud Computing. Paralelamente, a maioria das organizações que já adotaram algum tipo de estratégia relacionada com Cloud Computing sentem que as suas capacidades não estão completamente preparadas para suportar os seus objetivos.