• Fernando Martorell detém licenciatura em Economia e Finanças pelo Instituto Superior de Economia (1969).
  • A sua carreira profissional teve início na Companhia de Seguros Bonança, como responsável pela área de Seguros de Vida.
  • Em 1975, depois da nacionalização da Bonança, ingressou na Santomar, importador português da Honda (Japão), como Director Financeiro, sendo mais tarde promovido a Director Geral e CEO. Em 1989 teve um papel activo nas negociações que deram origem à joint venture com a Honda Automóveis (Honda Motor de Portugal), tornando-se CEO da empresa. Até 1992, conduziu a um crescimento íngreme da empresa tornando-a na filial europeia com maior quota de mercado e maior lucro por carro vendido.
  • Depois de 1992, Fernando Martorell lançou a Santogal, empresa detida pela família Moniz Galvão Espírito Santo, transformando-a no maior Grupo de retalho Automóvel, distribuidor de 24 diferentes marcas e com a mais elevada penetração de um único Grupo automóvel na Europa. Foi também Presidente da ACAP, Associação Portuguesa Automóvel, de 2001 a 2007.
  • Fernando Martorell ingressou na Espírito Santo Resources, como CEO em 2005. Supervisionou as principais iniciativas, incluindo a implementação do novo modelo de governação e desenvolvimento estratégico, com foco na racionalização e eficiência operacional no portfólio existente. Seguiu-se a expansão da actividade no Brasil, com investimentos em: Turismo (2 unidades hoteleiras em Salvador e São Paulo); Imobiliário (parcerias com conceituados investidores brasileiros na área de São Paulo); e entrada no mercado brasileiro de electricidade através de uma empresa no estado de Minas Gerais.
  • Foi nomeado Vice – Presidente da Rioforte em Janeiro de 2010.
Voltar