A Optimus nasceu em setembro de 1998, da união de empresas que integravam os maiores grupos económicos nacionais e internacionais, do qual faziam parte o grupo Sonae, a EDP e a France Telecom. A sua entrada no mercado alterou radicalmente o panorama das telecomunicações em Portugal. Graças à campanha Pioneiros e a um excelente plano de marketing, a Optimus consegue, em apenas uma semana, conquistar 100.000 clientes, chegando ao final desse ano com uma quota de mercado de 17,5%.

Os primeiros anos de vida da Optimus foram marcados pelo lançamento de produtos e serviços que, para além de inovadores, pretendiam dar resposta às reais necessidades dos clientes. A Optimus foi responsável pelo lançamento das mensagens escritas (SMS) e do primeiro tarifário com SMS gratuitos para todas as redes (Boomerang Chat); pelo lançamento do primeiro tarifário sem carregamentos obrigatórios (Livre); do primeiro tarifário com chamadas ao mesmo preço para todas as redes (Livre Total); da primeira assinatura sem mensalidade (Avantage) e da primeira campanha com oferta de chamadas a 0 cêntimos.

Em 2003, no ano em que comemorou cinco anos de existência, a Optimus apostou numa nova dinâmica, tanto em termos de comunicação, como de oferta, envolvendo emocionalmente os clientes com a marca. A assinatura “Segue o que Sentes” espelhou a nova postura da Optimus, com uma força renovada, intensidade, ritmo e espetacularidade. 2005 foi o ano de um dos acontecimentos mais importantes na história da Optimus - o lançamento da internet de banda larga móvel Optimus Kanguru. Este lançamento valeu à Optimus o Prémio Internacional de Inovação, nos Global Telecoms Business Innovation Awards. Ainda nesse ano, numa parceria inédita com a Microsoft, a Optimus lançou o MSN Messenger no telemóvel, permitindo aos seus clientes comunicar via Messenger, em qualquer lugar.

A Inovação, sempre presente na história da Optimus, também se estendeu ao segmento empresarial. Em 2006 é lançado o Push-Email, um serviço que permite a sincronização instantânea de E-mail, Calendário, Contactos e Agenda “over the air”, e também o Optimus A, uma oferta integrada única e exclusiva para o segmento de clientes de elevado consumo. Um ano depois, a Optimus lança o Plano Fixo Móvel, tornando-se o primeiro operador nacional a oferecer um serviço de convergência fixo-móvel para o mercado empresarial.

2008 foi um ano marcante para a Optimus. A marca levou a cabo aquele que foi, até à data, o maior rebranding alguma vez feito em Portugal. O boomerang, que foi a imagem da empresa ao longo de dez anos, deu lugar a um novo símbolo: o magma. A nova assinatura “De que é que Precisas?” demonstrou a nova faceta da Optimus: uma empresa voltada para o cliente e preocupada com as suas necessidades. Meses mais tarde a Optimus volta a inovar e lança no mercado um conceito revolucionário dirigido aos jovens: TAG. Este produto oferece comunicações grátis e ilimitadas (Chamadas, Videochamadas, Messenger, SMS e MMS), numa vertente multiplataforma. Graças ao lançamento do TAG, a Optimus venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio de Inovação nos GTB Awards.

Um ano mais tarde a Optimus lança o serviço pioneiro Clix Restart TV e também a primeira editora online de música gratuita em Portugal - Optimus Discos. Este lançamento veio reforçar a estratégia da Optimus no eixo da Música, juntando-se a projetos como o Optimus Alive, o maior evento de música e arte, o Optimus Clubbing e os Optimus Secret Shows, outro conceito pioneiro e inédito em Portugal.

Em 2010, com a integração da marca Clix, a Optimus torna-se o primeiro operador totalmente integrado em Portugal. Também nesse ano, o Serviço ao Cliente da Optimus vence “Melhor Contact Center de Portugal” nos prémios APCC Portugal Best Awards 2010, proeza que se veio a repetir nos dois anos seguintes. O serviço de excelência prestado pela Optimus foi também reconhecido a nível internacional, nos prémios Contact Center World. Em 2011, 2012 e 2013 a Optimus foi distinguida com o prémio de "Melhor Serviço ao Cliente" da Europa, Médio Oriente e África, e em 2012 conquistou o mais importante galardão de todos, naqueles que são considerados os óscares do setor: “Melhor Serviço ao Cliente do Mundo”. Em 2011 a Optimus apresentou a sua nova assinatura, “O que nos liga é Optimus”, que sublinha os valores de proximidade e envolvimento emocional da marca, representando ao mesmo tempo a vertente tecnológica que lhe está subjacente. Nesse ano nasce também a Optimus Connect, uma unidade de negócio que disponibiliza serviços “machine-to-machine” (M2M) para as empresas.

2012 foi o ano da 4ª geração móvel de telecomunicações e o seu lançamento comercial valeu à Optimus a distinção internacional nos GPS Awards. Desde então, a Optimus continuou a investir no desenvolvimento da tecnologia 4G, tendo atingido a velocidade recorde de 300Mbps e tendo sido o primeiro operador em Portugal a testar esta tecnologia com sucesso em roaming.

O ano de 2013 fica também marcado pelo lançamento do WoW, a nova oferta de internet fixa instantânea com voz associada, e também do WTF, um produto que rompe por completo com o paradigma das comunicações tradicionais, que fecham os jovens em formatos há muito ultrapassados e dificultam as suas comunicações fora da rede. O WTF oferece a utilização ilimitada das Apps de comunicação WhatsApp, Viber, Skype, Facebook Messenger, Blackberry Messenger, iMessage e Facetime, combinada com tráfego de dados abundante.

Com 15 anos de existência, a Optimus foi responsável pelo lançamento de soluções pioneiras e inovadoras, transformando e revolucionando o cenário das telecomunicações em Portugal.

Sobre a NOS

Saiba mais sobre a empresa

Saber mais