Saiba as respostas às principais dúvidas sobre o 5G.
Já estou pronto para o 5G?
Há três elementos indispensáveis para usufruir da rede 5G. Em primeiro lugar, é necessário ter um telemóvel 5G (ou outro equipamento), isto é, um smartphone que suporte todas as funcionalidades desta nova geração de rede móvel.
Também é preciso ter cobertura 5G. Este é o passo que está prestes a ser dado em Portugal. Num cenário em que a cobertura 5G é uma realidade, se transitar entre zonas que têm e outras que não têm cobertura de 5G, a mudança entre esta e o 4G será automática.
Por último, a NOS vai ter planos competitivos pensados tanto para o utilizador particular, como para as empresas e vai poder escolher tarifários adaptados à sua situação específica.
Estes são todos os requisitos necessários. Não há, por exemplo, qualquer necessidade de trocar o cartão SIM que usa neste momento.
O 5G vai substituir o 4G?
As duas gerações de rede móvel vão conviver, o que significa que os telemóveis sem capacidade de comportar o 5G vão continuar a funcionar na rede 4G — no entanto, não vai conseguir usufruir de todos os benefícios desta nova geração de rede móvel.
Quais os benefícios do 5G?
Em primeiro lugar a velocidade. O 5G é 100 vezes mais rápido do que o 4G e isto significa, na prática, o streaming a 4K e 8K é feito em segundos, sem falhas, com uma qualidade nunca vista e em qualquer lugar. O 5G pode atingir velocidades de 10 Gbps.
A segunda grande vantagem é a redução da latência a valores que aproximam vertiginosamente a comunicação do tempo real. A latência é o tempo que medeia uma ação e a sua consequência noutro dispositivo — no fundo, o tempo de resposta da rede.
Num videojogo, por exemplo, é percetível que o comando de um jogador não produz um efeito exatamente imediato. O mesmo se pode sentir numa videoconferência. Com a chegada do 5G a latência passará a menos de cinco milissegundos e isto abre um mundo de possibilidades, como as cirurgias remotas ou a condução à distância.
A isto soma-se uma superior capacidade da rede. O 5G é para todos ao mesmo tempo, mais rápido, sem falhas.
Vale a pena comprar já um equipamento 5G ou é melhor esperar?
Mais do que o futuro, o 5G é o presente, é uma realidade. Especialmente se está a pensar trocar de smartphone, fará sentido optar por um que suporte esta nova geração de rede móvel.
Lembre-se, portanto, que fazer um upgrade no seu telemóvel não se fica pelos aspetos que continuam a ser melhorados a cada lançamento, como os processadores, como as câmaras fotográficas ou a memória. É preparar-se para viver os benefícios do 5G desde o primeiro instante. E neste ponto há smartphones para todas as carteiras, para um acesso ao 5G mais democratizado, como é o caso do TCL, um bom exemplo de que um telemóvel 5G pode ser acessível.
Quando tenho acesso?
A cobertura 5G vai estar disponível em breve, e quem estiver pronto para o lançamento desta nova geração de redes móveis vai poder usufruir dos seus benefícios. Sabe o que tem a fazer?