Mantenha-se informado
• Acompanhe todas as recomendações e informações de proteção individual e distanciamento social recomendadas pelas autoridades competentes.
• Respeite com rigor todas as medidas do governo e das autoridades de saúde.
• Consulte fontes oficiais e credíveis sobre o COVID-19.
Utilize a rede de forma responsável e segura
• Privilegie sempre o uso da internet fixa em casa (wi-fi) quer seja no telemóvel, computador, tablet ou consola.
• Evite fazer download ou enviar vídeos, filmes, séries ou descarregar jogos de grande dimensão/qualidade. Se o fizer, mais uma vez, privilegie a utilização da internet fixa (wi-fi).
• Evite ver vídeos, filmes, séries online, na qualidade máxima dos conteúdos (HD, 4K) e ter vários equipamentos em simultâneo com este tipo de utilização.
• Sempre que possível, utilize o modo offline e privilegie a utilização intensiva da rede para o horário pós-laboral (18h00 - 9h00).
• Neste momento que passamos, é ainda mais relevante garantir que:
- Não utiliza aplicações e conteúdos de proveniência desconhecida, bem como de aplicações peer to peer.
- Que todos os equipamentos que utiliza, como o computador, smartphone, tablets ou consola estão protegidos contra softwares maliciosos, através de antivírus e outras ferramentas de proteção na internet.
- Tenha cuidado nos sites que visita, para sua própria proteção. Evite sítios da Internet não fidedignos, não abra mensagens e/ou ficheiros recebidos de fontes inseguras da internet.
Tenha uma utilização responsável das redes, também no teletrabalho
• Privilegie sempre o uso da tua internet fixa (wi-fi) e utilize sobretudo as chamadas de voz, reservando as vídeo chamadas apenas na medida do necessário.
• Privilegie o modo offline, usando os recursos de partilha, vídeo conferências apenas para quando estritamente necessário.
• Se tiver que partilhar ficheiros pesados comprima e grave com um formato mais leve (ex pdf) sempre que possível.
• Utilize o acesso a sistemas internos das empresas (como VPNs) apenas na medida do necessário.
• Reduza ao mínimo o acesso a vídeos online e o download de ficheiros pesados.
• Assegure-se que conhece e respeita as políticas de segurança definidas pela sua empresa.
Privilegie o digital na utilização dos serviços de apoio ao cliente
• Compreenda que os níveis de serviço a que está habituado poderão ser fortemente afetados e que a sua prevenção e resolução depende, antes de mais, da adoção estrita destas boas práticas por todos.
• Utilize de uma forma criteriosa e ponderada as linhas telefónicas de apoio cliente:
- Privilegie os canais digitais, como as apps de cliente, a área de cliente e as páginas de fóruns de discussão.
- Nas interações, privilegie as questões urgentes, nomeadamente as técnicas.
- Seja tolerante com os tempos de resposta tendo presente que, neste período, os serviços críticos deverão ter prioridade.
• Utilize os canais presenciais, como as lojas e pedidos de intervenção em sua casa, apenas em caso de absoluta necessidade e respeitando as regras de segurança:
- Aguarde no exterior da loja até que o assistente lhe dê indicação para entrar.
- Mantenha a distância mínima de segurança.
- Evite o contacto físico.
- Evite o pagamento em dinheiro.