Como ligar os equipamentos e aceder a canais Ultra HD 4K sem UMATV


  1. Para conseguir aceder a canais 4K sem ter a box Ultra HD 4K necessita de um televisor 4K que descodifique o formato 4K/HEVC através do sinal de cabo/RF (e não apenas através de HDMI). Só televisores com esta característica lhe vão permitir ver canais em 4K.

  2. Caso não tenha o cabo de sinal NOS já ligado diretamente à sua TV 4K, desligue o cabo de sinal da box e ligue-o à TV. Normalmente a entrada na TV tem a indicação ANT IN, ANTENNA, CABLE IN ou RF IN.

  3. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu do televisor. Geralmente esse botão tem a designação MENU, SETTINGS (DEFINIÇÕES) ou TOOLS (FERRAMENTAS).

  4. Já no menu do seu televisor, escolha a opção que lhe permite sintonizar canais, sendo que essa opção está habitualmente em CONFIGURAÇÕES ou DEFINIÇÕES.

  5. Faça então a sintonia de canais através da opção SINTONIZAÇÃO DE CANAIS ou PESQUISA DE CANAIS dependendo do modelo de televisor. Garanta que a opção CANAIS DIGITAIS OU CANAIS DVBC está ativa.

  6. De forma autónoma o televisor vai sintonizar uma grelha de canais. Nessa grelha vai encontrar três canais em Ultra HD 4K, que normalmente aparecem nas posições 401, 441 e 442 (respetivamente RTP 4k, Hispasat 4K e NOS Ultra HD 4K). Sempre com o comando do seu televisor, selecione e veja as demonstrações.

  7. Caso estes canais não se encontrem disponíveis ou não disponha da opção de CANAIS DIGITAIS na sua TV confirme no manual ou junto do fabricante se a mesma dispõe tecnologia DVB-C e como sintonizá-la.

  8. Não se esqueça que, para voltar a ter acesso a todos os seus canais e funcionalidades do serviço de televisão da NOS, deve desligar o cabo de sinal da TV e voltar a ligá-lo na box. De seguida, com o comando da televisão selecione a entrada HDMI e volta assim a ter acesso à sua box.