5G+ ASSEGUROU SIMPLICIDADE DA INFRAESTRUTURA E QUALIDADE DA EMISSÃO
CONCERTO DOS CALEMA EM TRANSMISSÃO INÉDITA EM 5G STAND ALONE
O concerto dos Calema, no Estádio da Luz, foi o primeiro concerto a ser transmitido através de rede móvel 5G Stand Alone, o 5G + da NOS, usando a funcionalidade de network slicing (fatiar) de rede. Graças a esta tecnologia, êxitos como “A Nossa Vez”, “Onde Anda” e “Te Amo” puderam ser vistos em tempo real no Youtube, onde atingiu as 56 mil visualizações, e na plataforma BOL.PT, sem necessidade de cabos ou equipamento extra de produção.
O network slicing permite a criação de “slices” (fatias) de rede dedicadas, garantindo sempre a melhor experiência de rede, velocidade e latência, mesmo com as cerca de 55 mil pessoas que se deslocaram ao maior estádio português. Assim, ainda com a audiência a partilhar vídeos das suas músicas favoritas ou a fazer lives, a qualidade da transmissão em direto nunca ficou comprometida.
Judite Reis, Diretora de Engenharia de Rede da NOS, sublinhou: “O 5G+ abre uma nova página no broadcasting, pela capacidade de transmitir em tempo real, com qualidade garantida e sem necessidade de reforços de rede ou passagem de cabos. Para se ter uma ideia, esta operação de transmissão demorou a preparar cerca de 8hs, quando de outra forma iria exigir mais de 72 horas da nossa equipa técnica. E isto com toda a segurança de que a transmissão não falha, porque está assegurada pelo slicing.”
Segundo porta-voz dos Calema, “Ver o nosso concerto a chegar a tanta gente, mesmo longe do estádio, foi emocionante. Este momento transformou um sonho partilhado com 60 mil pessoas em algo ainda maior – permitiu levar a força da nossa cultura, a nossa música e a lusofonia a quem está espalhado pelo mundo.”
Este concerto celebrou os quinze anos de carreira da dupla formada pelos irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira. São a primeira banda lusófona a atuar no Estádio da Luz em nome próprio e, no sábado, fizeram-se acompanhar por convidados bem conhecidos dos portugueses, como Dino D'Santiago, Anselmo Ralph, João Pedro Pais, Sara Correia, Tayc e Dilsinho.