Exaud


Se tem uma ideia que gostaria de ver transformada num software, venha conhecer a Exaud.



O que é/ qual é o negócio?
Na Exaud, ajudamos os nossos clientes a transformar ideias de projetos de software em soluções reais. A nossa equipa trabalha em três áreas principais: (i) desenvolvimento de software para sistemas embebidos, com destaque para a indústria automóvel, (ii) desenvolvimento de aplicações mobile (iOS e Android), e (iii) desenvolvimento de soluções de software para Wearables e Internet das Coisas. No entanto, quando o cliente procura uma solução integrada, associamos ao nosso know-how tecnológico, serviços de consultoria, estratégica e de negócio, e de design.

De onde nasceu?
Em 2009, Georg Tubalev, Diretor Geral da Exaud, começou por trabalhar sozinho em pequenos projetos de desenvolvimento de software para mobile, quando percebeu que havia uma procura crescente por este tipo de serviços. Graças a recomendações de clientes satisfeitos, o número de projectos foi aumentando e a empresa acabou por ser formalmente criada em 2012. Entretanto, a equipa cresceu e hoje já somos mais de 15 pessoas.
Missão?
A nossa missão é aumentar o crescimento dos nossos clientes através de soluções de softwares inovadoras. Nós atingimos esse objetivo ao entender as necessidades dos nossos clientes e a aplicar a tecnologia de forma a tornar-se numa ferramenta que aumenta a rentabilidades dos seus produtos ou serviços.

Financiamento?
A empresa foi financiada, totalmente, pelo seu sócio fundador: Georg Tubalev.  

Promoção?
No mercado B2B a comunicação é mais complexa e o processo de decisão também, e por isso a estratégia de promoção da Exaud passa pela conjugação de um conjunto de canais online e offline. A nível digital, apostamos na criação de conteúdo para o blog e redes sociais, e na presença em plataformas de parceiros que nos permitem obter maior destaque. Durante o ano, marcamos também presença em várias Feiras internacionais e eventos de networking.

Onde esperam chegar?
As perspetivas para o futuro passam por manter e reforçar a nossa presença no mercado europeu, com especial foco na Holanda. Queremos, também, aumentar a faturação e crescer organicamente no número de colaboradores.

Como lidaram com a incerteza inicial?
A Exaud começou a sua atividade de forma bastante ponderada, tentando sempre não correr riscos desnecessários. Todas as tomadas de decisão foram pensadas e repensadas com o intuito de não perder e/ou gastar recursos em projetos que não fossem de acordo com a nossa área de especialização.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Estarmos focados em desenvolver soluções de software de máxima qualidade. Apostamos na especialização em áreas de nicho onde ainda existe pouca oferta. Joga também a nosso favor, o facto de ainda termos uma estrutura pequena e flexível, o que nos permite oferecer preços competitivos e processos burocráticos rápidos e simples.

O que sugerem a quem começa?
Essencialmente, que não tenham medo de arriscar. São poucas as pessoas que não falham à primeira e não é por isso que desistem. É preciso começar sem medos.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Tentar ver a solução nos problemas. Há sempre oportunidades novas em tudo aquilo que fazemos, e muitas vezes, essas oportunidades estão onde menos esperamos.

Mais informações em Exaud.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais