Empreendedorismo

Como abrir um Café, Pastelaria ou Casa de Chá


Com o estado de crise alargada pela Europa e os níveis de desemprego em Portugal, é cada vez mais usual que se pense na criação de um negócio próprio, ao invés de embarcar no modelo mais tradicional (e muitas vezes, menos prometedor) de trabalhar por conta de outrem.

 

Uma das possibilidades mais apetecíveis é a da criação de um negócio de café, pastelaria ou casa de chá, por isso deixamos algumas dicas para que possa avançar mais rapidamente com o seu projeto.

 

 

Plano de Negócios

O plano de negócios é o mapa para o sucesso da sua empresa. Não há necessidade de ser longo ou pomposo, mas sim assertivo, objetivo e relativamente flexível – passível de ser alterado sempre que necessário, em função de alterações ou acrescentos. Se tiver dificuldade na elaboração, eis alguns exemplos nos quais se poderá inspirar.

 

 

Licenciamento

Todo o setor da restauração e bebidas é abrangido pelo Licenciamento Zero - regime simplificado de instalação e funcionamento. Assim, são eliminadas as licenças, autorizações, vistorias e outras permissões necessárias à abertura e ao funcionamento de diversos negócios, incluindo os da restauração. Com o licenciamento Zero, existe apenas a obrigação de comunicar, através do Balcão do Empreendedor, a abertura ou modificação do seu negócio declarando o comprometimento com a legislação em vigor.

 

 

Legislação

- Decreto-Lei n.º 234/2007 de 19 de junho: regime jurídico da instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebida;

- Decreto Regulamentar n.º 20/2008 de 27 de novembro: requisitos mínimos de estrutura e funcionamento dos restaurantes e similares;

- Decreto-Lei n.º 67/98, de 18 de março: define todas as questões relacionadas com a higiene e segurança alimentar.

- Lei nº 37/2007, de 14 de agosto: se pretende vender tabaco no seu espaço;

- Lei n.º 60/2007 de 4 de setembro: se o espaço necessitar de obras de construção ou modificação.

 

 

CAE

A CAE (Classificação da Atividade Económica) relativa aos estabelecimentos em questão são o 56301 (Cafés) e 56303 (Pastelarias e Casas de Chá).

 

 

Parcerias com Fornecedores

Um dos fatores mais relevantes a considerar na abertura de um café/pastelaria/casa de chá é o contrato que se estabelece com os fornecedores dos principais produtos vendidos no estabelecimento – desde o café propriamente dito, aos chás, produtos de pastelaria e padaria (se não forem produzidos internamente). Assim, é essencial avaliar previamente e de forma rigorosa a qualidade dos produtos que procura, assim como é crucial analisar e estabelecer criteriosamente as condições inerentes ao contrato – razão pela qual é mais do que aconselhável realizar um estudo de mercado cuidado que envolva varias marcas de fornecimento e as respetivas ofertas.

 

 

Localização

Para um negócio de café/pastelaria/casa de chá é de inegável importância que a escolha da localização recaia sobre uma área idealmente movimentada, com visibilidade e que, ao mesmo tempo, tenha um valor de arrendamento competitivo e acessível. Uma localização perto de empresas, escritórios, escolas, feiras e grandes zonas residenciais é sempre recomendada.

 

 

Recursos humanos

Gerente (se necessário)

Equipa de Limpeza

Cozinheira (se necessário)

Empregados (balcão e mesa)

 

 

Despesas de Investimento

- Imóvel / Obras de remodelação do espaço (caso necessário);

- Equipamento básico (balcão, expositores, zona de mesas e cadeiras, zona de esplanada etc);

- Equipamento técnico (máquina de café, máquina de lavar-loiça, torradeira, tostadeira, etc)

- Equipamento de Cozinha (forno, fogão, etc);

- Decoração do espaço;

- Sistema de Climatização;

- Sistema de som e imagem;

- Licenças;

- Equipamento informático;

- Software;

- Encargos com a constituição da empresa;

- Outros custos (é muito importante haver uma rubrica para gastos não previstos).

 

 

Custos Fixos

- Fornecedores (chá, café, pastelaria, padaria, etc);

- Salários;

- Renda;

- Pagamento de empréstimo (se for o caso);

- Consumíveis (água, luz, internet, telefone, gás, televisão);

- Limpeza;

- Contabilidade;

- Seguros;

- Higiene e Segurança no Trabalho & Higiene e Segurança Alimentar;

- Marketing, Promoção e Publicidade;

- Manutenção de equipamentos.

 

 

Contactos Úteis

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)

Turismo de Portugal

Direção-Geral das Atividades Económicas

Direção-geral da Saúde

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica

Autoridade para as Condições de Trabalho

Certif - Associação para Certificação de Produtos

Comissão Europeia

Portal da Segurança Alimentar

Portal do Consumidor

 

 

Dica

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