Segurança e Privacidade

Gestão da Segurança da Informação (ISM)

A Segurança da Informação consiste em proteger a informação e os seus ativos de suporte (sistemas, redes, infraestruturas, etc.) nos três pilares fundamentais: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. A proteção da informação deve também estar em Conformidade, quer com as políticas internas da NOS relativas à informação, quer com as leis e regulamentos nacionais e internacionais aplicáveis.

Os programas e processos de Segurança & Privacidade (S&P) que desenvolvemos e mantemos permitem-nos gerir os riscos relativos à disponibilidade, integridade, confidencialidade, privacidade e cibersegurança, que estão associados à informação/dados, aos processos/ativos ou aos produtos/serviços.

As empresas, áreas e colaboradores da NOS são os responsáveis por assegurar a operacionalização e monitorização dos controlos de segurança, privacidade e continuidade de negócio cuja implementação lhes esteja atribuída. 

A equipa Central de Segurança & Privacidade da NOS tem a responsabilidade de definir os processos de S&P e promover a sua implementação na organização.

Os processos de Segurança & Privacidade definidos são os seguintes:

Processos de Segurança & Privacidade 
Planeamento e estratégia (incluindo Steering Committees de S&P)Registos de atividades de tratamento (RATs)
Políticas e corpo normativoPrivacy Impact Assessments (PIAs)
Formação e SensibilizaçãoSubcontratantes
Controlo e monitorização (incluindo avaliações de risco, controlo de iniciativas S&P, KRIs)Continuidade de negócio e gestão de crise (BCM)
Security & Privacy by DesignIncidentes de S&P
Suporte à conformidade (incluindo alterações de legislação e/ou regulamentação de S&P, suporte às áreas)Certificações de S&P
Objetos S&P (inventário e avaliação de risco de ativos, atividades e produtos ou serviços) 

Adotamos as melhores práticas na Gestão da Segurança

A nossa organização foi a primeira em Portugal a obter, desde 2006, a certificação na norma ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação (Information Security Management System - ISMS).

O âmbito atual da certificação compreende os processos de negócio relativos à instalação, ativação, gestão de conta e pedidos de serviço, faturação e cobrança de clientes de comunicações, nos segmentos de mercado Particulares (B2C) e Empresarial (B2B). O âmbito inclui ainda os processos de segurança relativos aos serviços de Data Center da NOS.

Consulte as certificações obtidas pela NOS.

Promovemos uma utilização segura dos nossos produtos e serviços

A NOS tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, entre as quais a disponibilização de uma plataforma interna com informação sobre os riscos de segurança e fraude de serviço, bem como a contínua melhoria dos processos de monitorização e mitigação destes riscos.

A NOS adere também às iniciativas promovidas pela associação internacional de operadores (GSMA), nomeadamente ao Fórum de Fraude (GSMA Fraud Forum) e ao Grupo de Segurança (GSMA Security Group).

Para uma utilização segura dos serviços e dos equipamentos, consulte as informações relevantes que a NOS disponibiliza sobre vários temas de segurança e prevenção.