2023 em Revista
Informação completa sobre os resultados no Relatório Anual Integrado de 2023
NOS em Números
Receitas Consolidadas
FCF subjacente1
EBITDA AL
EBITDA AL – Capex
Rendimento dividendos ordinários2
1) Free-Cash-Flow excluindo o dinheiro na Cellnex registado em 2022 (163,8
M€) e pagamentos de IVA relacionados com a transação registados em 2023 (18
M€)
2) Com base no preço de fecho da data de anúncio dos resultados
94%
Território com cobertura
74%
Cobertura de rede fixa com FttH
20230 – RGUs totais
1835
Nº total de colaboradores
1075
Homens
760
Mulheres
42,5
Idade média
33,0%
Mulheres em posições de gestão
528 m
Equipamentos de cliente recondicionados para reutilização
29%
Eletricidade renovável
-13% vs 2022
Consumo de energia por tráfego de dados
99%
Taxa de valorização de resíduos da operação
NOS em Números
Receitas Consolidadas
EBITDA AL – Capex
EBITDA AL
Rendimento dividendos ordinários2
FCF subjacente1
1) Free-Cash-Flow excluindo o dinheiro na Cellnex registado em 2022 (163,8
M€) e pagamentos de IVA relacionados com a transação registados em 2023 (18
M€)
2) Com base no preço de fecho da data de anúncio dos resultados
94%
Território com cobertura
74%
Cobertura de rede fixa com FttH
2023 – RGUs totais
1835
Nº total de colaboradores
1075
Homens
760
Mulheres
42,5
Idade média
33,0%
Mulheres em posições de gestão
528 m
Equipamentos de cliente recondicionados para reutilização
99%
Taxa de valorização de resíduos da operação
29%
Eletricidade renovável
-13% vs 2022
Consumo de energia por tráfego de dados
Progresso da Estratégia de Sustentabilidade da NOS
Foi também concluída a primeira fase do projeto de otimização da climatização de salas técnicas da rede fixa e móvel, com melhoria generalizada dos indicadores de eficiência das mais de 60 instalações abrangidas.
Prosseguiu ainda o programa de eletrificação da frota, com um total de 24% de viaturas eletrificadas no final do ano e preparação de um aumento significativo em 2024.
O indicador de consumo de energia do serviço de telecomunicações por tráfego de dados registou uma redução de 13%, situando-se 53% abaixo do valor de 2019 e colocando-nos numa trajetória de cumprimento da meta estratégica.
Foram instaladas quatro unidades de micro-geração solar em salas técnicas da rede fixa, que permitirão avaliar o potencial de auto-produção renovável nesta tipologia de instalações.
Reavaliámos o timing de implementação da nossa meta estratégica para a eletricidade renovável, garantindo que permanece alinhado com as melhores práticas e com o horizonte temporal do nosso objetivo de redução de emissões (2030). Para consolidar um aumento estrutural e sustentável de utilização de eletricidade renovável na nossa operação, estamos a explorar diferentes opções de mercado e modelos contratuais, tanto para a aquisição como para a auto-produção.
Continuámos a implementar o plano de eletrificação da frota e estamos a definir uma nova estratégia para a aquisição de eletricidade renovável, com o objetivo de colocar as nossas emissões de âmbito 1 e 2 de novo em linha com o SBT de redução assumido para 2030.
O total de emissões de âmbito 3 diminuiu, situando-se 39% abaixo do valor de 2019. A conclusão do ciclo de investimento na renovação das redes móvel e fixa, a utilização de equipamentos de cliente recondicionados e a melhoria do desempenho carbónico da produção de equipamentos novos contribuíram para a redução das emissões a montante. A melhoria da eficiência energética e a maior utilização das funcionalidades de poupança dos equipamentos de cliente contribuiu para a redução de emissões a jusante.
Em 2023, estas soluções representaram 11% do volume de negócio no segmento de clientes empresariais e 2% do volume de negócio consolidado.
Em 2023, mais de 27 mil componentes foram revendidos para reutilização noutras redes, evitando o consumo de novos materiais e energia. Na operação logística, utilizámos 89% de materiais reciclados e, em resultado das medidas introduzidas desde o início de 2022, reduzimos em 34 t/ano o consumo de materiais e substituímos 61 t/ano por versões recicladas.
O nível de digitalização dos processos de faturação atingiu 83% nos clientes e 71% nos fornecedores e 47% dos bilhetes de cinema foram vendidos através de canais digitais.
Recondicionámos para reutilização 528 000 equipamentos de cliente no segmento fixo e 54% das boxes e routers instalados durante o ano eram equipamentos recondicionados. Assumimos novas metas para a retoma, reutilização e reciclagem de telemóveis usados.
A qualidade e abrangência da rede disponibilizada possibilita a utilização de aplicações que beneficiam as comunicações pessoais e das empresas, refletindo-se em mais um ano de amplos reconhecimentos.
Em 2023, a rede NOS demonstrou a sua resiliência durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, resultado do trabalho contínuo centrado na melhoria dos traçados físicos da rede, plataformas de serviço e desempenho energético.
A atuação Social da NOS envolve, para além deste projeto, várias vertentes de apoio ao 3º setor, e por essa via, de apoio a jovens e outras frações vulneráveis da sociedade. O apoio é focado no acesso à tecnologia, nomeadamente no reforço das infraestruturas de comunicação deste tipo de entidade, e na inclusão por via da capacitação.
Em 2023 foi desenvolvida uma parceria para o atendimento com recurso a vídeo interprete em língua gestual para clientes com incapacidades auditivas, promovendo a acessibilidade aos produtos e serviços.
Os principais desenvolvimentos no tema da segurança e privacidade estiveram relacionados com uma perspetiva mais processual e de awereness interno, com o desenvolvimento da nova framework “S&P by Design 2.0”, com as respetivas novas ferramentas de suporte e ações de formação.
A NOS continuou também a inovar nas soluções para a transformação sustentável das empresas e dos territórios:
- Associando a sua tecnologia 5G, a novas iniciativas de suporte remoto no setor da saúde.
- Dando continuidade aos projetos smart cities, com destaque para projetos de rega inteligente e para as cidades inteligentes assentes em 5G.
- Com a conclusão de prozjetos ID&I que liderou e em que participou, e que permitiram desenvolver e testar soluções disruptivas na área da eficiência energética e carbónica em diferentes contextos.
Estas e outras dinâmicas que têm vindo a ser implementadas resultam numa rota positiva de reconhecimento por parte dos colaboradores, com um aumento de diversos índices relevantes como o “Índice de recomendação da NOS como uma ótima empresa para trabalhar”, o “Índice de aprendizagem e desenvolvimento” e o índice de satisfação geral dos colaboradores.
A promoção da inclusão foi também uma área de foco, com a assinatura do “Compromisso com a Inclusão”.
2023 foi um ano de consolidação do novo programa de benefícios, saúde e bem-estar lançado em 2022, Programa NOS VITA, e de extensão de benefícios a familiares e amigos dos colaboradores, de aposta na melhoria dos serviços associados ao usufruto de benefícios, e de reforço do foco na saúde mental e equilíbrio emocional.
Foi dado seguimento ao Procedimento de Gestão de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Coletiva (EPCs) iniciado em 2021, com um forte foco na sistematização procedimental.
Em 2023, 91% os colaboradores afirmaram-se orgulhosos com a condução ética da NOS.
A avaliação ambiental de fornecedores potencia a redução do impacte ambiental, e o estabelecimento de uma cadeia de valor que contribua para este compromisso.