Projeto ZER01

Num mundo cada vez mais informatizado, não basta saber ler e escrever, é preciso saber falar a linguagem dos computadores.
A NOS criou o “Projeto ZER01 - Entra na lógica da Computação”, com o objetivo de levar o ensino da computação a crianças e jovens, preparando-as para o futuro na era digital.


O projeto


A NOS tem como ambição contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais digital, em que o acesso à tecnologia é democrático e não deixa de fora as camadas mais vulneráveis da sociedade.

O Projeto ZER01 nasce de uma parceria com a ENSICO, e tem como objetivo levar o ensino da computação a crianças e jovens em todo o país.

A computação é um corpo de conhecimento, independente do uso de máquinas, que permite desenvolver o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas, e estimular a criatividade.

A disciplina será lecionada ao longo de todo o ano letivo 2022/2023, abrangendo mais de 400 alunos do 1º e 2º ciclos.



AS ESCOLAS

Douro

  • Escola de São João da Pesqueira
  • Escola de Trevões
  • Escola de Ervedosa do Douro
  • Escola de Paredes da Beira
São Domingos de Rana
  • Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Gondomar
  • Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa
  • Escola Básica de Atães

Porquê a computação?


Jovens capazes de “pensar computacionalmente”, estarão mais bem equipados e preparados para conceber, compreender e usar tecnologias baseadas em computadores, hoje e no futuro.

Computação é a disciplina que permite explorar o poder das máquinas, perceber a sua linguagem e como funcionam. O pensamento computacional gera sinergias imediatas com disciplinas estruturantes como o português e a matemática, resultando na melhoria do desempenho escolar dos alunos.

Para além de contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais, aumenta o sentimento de excelência e as capacidades de cada um, e contribui para a igualdade de oportunidades dos jovens no futuro.

O ensino da computação às crianças e jovens em idade escolar é uma oportunidade única para causar impacto no sucesso e inclusão das novas gerações.

A ENSICO


A ENSICO é uma Organização Não Governamental que estimula o desenvolvimento do pensamento computacional junto dos jovens, ajudando-os a atingir os seus objetivos académicos e pessoais e promovendo a sua plena integração na sociedade. Promove uma formação orientada para um pensamento estruturado, adaptado ao mundo digital, proporcionando melhores níveis de atenção, clareza de raciocínio e espírito critico na interpretação da realidade.


Metodologia da ENSICO

As aulas de computação promovidas ao abrigo do Projeto ZER01 são dadas com base na metodologia da ENSICO, que está alicerçada na interação, colaboração, experimentação, criatividade e evolução. O conhecimento começa por ser adquirido subliminar e indiretamente, tornando-se progressivamente mais explícito e direto à medida que os anos avançam.

Saber mais