Manter o número do outro operador

Saiba como pode mudar para a NOS mantendo o número que tem no atual operador, sem perder os seus contactos.

O que precisa de saber antes do pedido

A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel ou telefone.

Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:

  • os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;
    • caso seja um cliente Empresas, será necessário acrescentar os dados da empresa, via Certidão de Registo Comercial;
  • os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem;
    • no caso de ser uma cedência de numeração, o titular NOS pode ser diferente do titular no operador de origem, desde que os dados de ambos sejam colocados no formulário de portabilidade;
  • caso seja uma portabilidade de número móvel tem de ter um cartão NOS ativo;
  • sabe o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual. O CVP tem 12 dígitos, e é um elemento de identificação indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode consultá-lo na fatura do seu operador ou através de SMS ou outros canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente, lojas…).

Como pedir

Pode pedir a portabilidade na App NOS, por email, ou numa Loja NOS.

Para pedir a portabilidade na App é necessário:

  • ser o mesmo titular no operador atual e na NOS;
  • ser um cliente particular NOS;
  • que o serviço NOS esteja ativo e instalado.

 

Para pedir a portabilidade é necessário:

  • Preencher o formulário de portabilidade:
    • automaticamente no site da NOS. Depois é necessário gravar, imprimir e assinar.  
    • manualmente depois de imprimir (para descarregar, escolha se é cliente particular móvel ou fixo - se for cliente empresarial descarregue aqui)
    • a assinatura tem de ser igual à do documento de identificação civil.
  • Enviar por email junto com a cópia do seu documento de identificação civil para:

Se precisar de um novo cartão pode pedi-lo no site da NOS ou numa das nossas lojas. Para não ter de esperar agende a sua visita na App NOS.

Para pedir a portabilidade na Loja NOS é necessário:

  • saber a informação necessária para fazer a portabilidade;
  • preencher o formulário, que pode obter diretamente na loja ou no site da NOS, onde o pode preencher automaticamente. Depois é necessário gravar, imprimir e assinar.

Para não ter de esperar, agende a sua visita na App NOS.

Quando é feita a portabilidade

Após recebermos os seus documentos vamos enviar o pedido de portabilidade ao seu operador. Assim que tivermos resposta, vamos enviar-lhe um SMS a confirmar a data e hora em que será feita a portabilidade do seu número.

A portabilidade é agendada de acordo com intervalos de horários pré-definidos. Se precisar de cancelar o pedido deve fazê-lo com antecedência.

A portabilidade pode ser feita em intervalos de 3 horas:

  • 08h00 – 11h00
  • 12h00 – 15h00
  • 16h00 – 19h00
  • 20h00 – 23h00

Se for a portabilidade de um número móvel, na data e hora agendada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, e é necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

A rede poderá ficar indisponível durante alguns minutos.

Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade é feita no prazo de 1 dia útil, a menos que tenha escolhido uma data diferente no formulário.

Nos casos em que é preciso instalar o serviço com intervenção física na rede, a portabilidade é feita no dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede. Se a instalação ocorrer após as 17 horas, a portabilidade é feita até ao 2.º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída.

Se preferir que a portabilidade seja feita num prazo superior, indique a data pretendida quando preencher o formulário. 

O cancelamento do pedido de portabilidade só poderá ser feito:

Em loja

Até 8 horas úteis antes da hora agendada para a portabilidade. Para não ter de esperar em loja agende a sua visita na App NOS.

Por email

Até 12 horas úteis antes da hora agendada para a portabilidade.

O pedido deve ser feito por email para:

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