Manter o número do outro operador

Saiba como pode mudar para a NOS mantendo o número que tem no atual operador, sem perder os seus contactos.

O que precisa de saber antes de pedir a portabilidade

A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel ou telefone.

Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:

  • os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;
    • caso seja um cliente Empresas, será necessário acrescentar os dados da empresa, via Certidão de Registo Comercial;
  • os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem
    • no caso de ser uma cedência de numeração, o titular NOS pode ser diferente do titular no operador de origem, desde que os dados de ambos sejam colocados no formulário de portabilidade;
  • caso seja uma portabilidade de número móvel é necessário ter um cartão NOS ativo;
  • conhece o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual do número que quer ativar na NOS. O Código de Validação da Portabilidade (CVP) do número a portar tem 12 dígitos, é um elemento de identificação e indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode ser consultado na fatura do seu operador, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente, lojas…).

 

Como fazer o pedido

Pode pedir a portabilidade na App NOS, por email, ou numa Loja NOS.

Para pedir a portabilidade na App é necessário:

  • ser o mesmo titular no operador atual e na NOS;
  • ser um cliente particular NOS;
  • que o serviço NOS esteja ativo e instalado.

 

Para pedir a portabilidade é necessário:

  • Preencher formulário de portabilidade através:
    • Do site da NOS, pode fazer o preenchimento automático do formulário. Depois de preencher é necessário gravar, imprimir e assinar. 
    • Da impressão em papel sem preenchimento automático aqui (Cliente Particular: móvel; fixo e Cliente Empresarial: aqui)
    • O formulário deve ser assinado tal como assina no documento de identificação civil.
  • Enviar a cópia do seu documento de identificação civil
  • E enviar email para:

Se precisar de adquirir um novo cartão pode fazê-lo através do site da NOS, ou numa das nossas lojas. Para não ter de esperar pode agendar a sua visita na App NOS.

Para pedir a portabilidade na Loja NOS é necessário:

  • saber a informação necessária para fazer a portabilidade;
  • preencher o formulário, que poderá obter diretamente na loja ou através do site da NOS, onde pode fazer o preenchimento automático. Depois de preencher é necessário gravar, imprimir e assinar.

Para não ter de esperar, pode agendar a sua visita à loja na App NOS.

Quando é feita a portabilidade

Após recebermos os seus documentos vamos enviar o pedido de portabilidade ao seu operador. Assim que o operador atual responder ao pedido de portabilidade, vamos enviar-lhe um SMS com a confirmação do período em que ocorrerá a portabilidade do seu número (data e hora).

A portabilidade é agendada de acordo com janelas horárias pré-definidas. Se precisar de cancelar o pedido deve garantir a antecedência necessária.

A portabilidade pode ser feita em intervalos de 3 horas:

  • 08h00 – 11h00
  • 12h00 – 15h00
  • 16h00 – 19h00
  • 20h00 – 23h00

Se for a portabilidade de um número móvel, na data e hora agendada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, e é necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

A rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo de 1 dia útil, salvo se o cliente tiver escolhido uma data diferente no formulário.

Nos casos em que é necessária a instalação do serviço, com intervenção física na rede, o pedido de portabilidade é feito no dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede. Se a instalação ocorrer após as 17 horas, o pedido de portabilidade é feito até ao 2.º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída.

Se preferir que a portabilidade seja realizada num prazo superior, indique-nos a data pretendida quando preencher o formulário. 

O cancelamento do pedido de portabilidade só poderá ser feito:

Em loja

Até 8 horas úteis antes da data/hora do agendamento da portabilidade. Para não ter de esperar em loja pode agendar a sua visita na App NOS.

Por email

Até 12 horas úteis antes da data/hora do agendamento da portabilidade.

O pedido deve ser feito por email para:

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