O que precisa de saber antes de pedir a portabilidade
A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel ou telefone.
Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:
- os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;
- caso seja um cliente Empresas, será necessário acrescentar os dados da empresa, via Certidão de Registo Comercial;
- os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem
- no caso de ser uma cedência de numeração, o titular NOS pode ser diferente do titular no operador de origem, desde que os dados de ambos sejam colocados no formulário de portabilidade;
- caso seja uma portabilidade de número móvel é necessário ter um cartão NOS ativo;
- conhece o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual do número que quer ativar na NOS. O Código de Validação da Portabilidade (CVP) do número a portar tem 12 dígitos, é um elemento de identificação e indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode ser consultado na fatura do seu operador, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente, lojas…).
Como fazer o pedido
Pode pedir a portabilidade na App NOS, por email, ou numa Loja NOS.
Quando é feita a portabilidade
Após recebermos os seus documentos vamos enviar o pedido de portabilidade ao seu operador. Assim que o operador atual responder ao pedido de portabilidade, vamos enviar-lhe um SMS com a confirmação do período em que ocorrerá a portabilidade do seu número (data e hora).
A portabilidade é agendada de acordo com janelas horárias pré-definidas. Se precisar de cancelar o pedido deve garantir a antecedência necessária.