Num contexto em que a eficiência operacional e a agilidade na tomada de decisões são verdadeiramente determinantes para a competitividade empresarial, a Inteligência Artificial (IA) assume um papel cada vez mais concreto e estratégico. Longe de ser apenas um conceito emergente, a IA já está a ser integrada em inúmeros processos de empresas, com resultados visíveis e credíveis.
Soluções integradas como o Microsoft Copilot, disponibilizado pela NOS Empresas, colocam o poder da IA ao serviço da produtividade das empresas. Este artigo apresenta seis aplicações reais de IA em três áreas essenciais - vendas, backoffice interno e serviço ao cliente -, evidenciando de que forma estas tecnologias estão a gerar valor imediato através da automação de tarefas, da redução de erros e do apoio à decisão com base em dados reais e fidedignos.
IA aplicada à eficiência comercial
Automatizar tarefas comerciais permite às equipas venderem mais e melhor, com menos esforço e mais foco nas relações de valor.
1. Assistência inteligente ao ciclo de vendas
Ferramentas de IA generativa, como o Copilot, no Microsoft 365, estão a ser utilizadas para apoiar equipas comerciais na produção de propostas, elaboração de briefings, preparação de reuniões e personalização de comunicações. Esta automação não só acelera o tempo de resposta como permite às equipas focarem-se em interações estratégicas com os clientes, com propostas verdadeiramente alinhadas com as suas necessidades.
Empresas que utilizam IA conseguem mais 28% em reuniões comerciais e mais 13% em propostas geradas.
Fonte: Dare Data
2. Automatização da qualificação de leads
Com o Copilot Studio, é fácil construir fluxos automáticos para responder a potenciais clientes, qualificando leads com base em dados históricos e perfis de cliente. Esta abordagem reduz o tempo necessário [4] [MR5] [MB6] [MB7] para converter um interesse em proposta, garantindo consistência e escalabilidade no processo comercial.
Em média é possível poupar 1.2h de por semana, com o uso de Copilot.
Fonte: Microsoft
IA no suporte à operação interna
Ao aplicar a IA em tarefas repetitivas e documentais, uma empresa liberta tempo e reduz riscos em áreas críticas, como os recursos humanos ou a financeira.
3. Geração automatizada de contratos
Soluções de IA permitem preencher e adaptar contratos de diferentes tipos - desde alterações contratuais de colaboradores a negociações com parceiros e grandes clientes, ou até auditorias -, com base em modelos pré-definidos e nos dados inseridos. Esta prática minimiza erros, acelera a produção documental e liberta as equipas de recursos humanos ou equipas administrativas para tarefas de maior valor acrescentado.
Auditorias baseadas em IA são até 70% mais rápidas e apresentam menores taxas de erro.
Fonte: Dare Data
4. Validação documental e conformidade
A IA é igualmente aplicada na análise e validação de documentos, identificando incoerências, lacunas e potenciais riscos legais ou fiscais. Esta automação contribui para a mitigação do risco operacional e assegura conformidade com requisitos legais e normativos, como sejam as regras europeias de cibersegurança e proteção de dados. Graças a soluções de IA disponibilizadas pela NOS Empresas, como as aplicações Copilot presentes na plataforma Microsoft 365, processos internos mais fiáveis e automatizados contribuem para decisões informadas e sustentadas, reforçando o controlo organizacional.[MR10]
5. Copilot para suporte contextualizado ao cliente
Ferramentas como o Microsoft Copilot podem aceder a dados históricos de interações com clientes e a bases de conhecimento internas. Com essa informação, sugerem respostas mais ajustadas ao contexto de cada pedido. Este tipo de apoio ajuda a resolver questões logo no primeiro contacto, melhora a experiência do cliente e reduz a necessidade de escalar o atendimento para outros níveis. Ao concentrar as equipas de suporte nas situações mais complexas, consegue-se aumentar a eficiência geral do atendimento.
Destaque:
Assistentes Copilot reduziram em 82% a taxa de erro no suporte ao cliente, aumentando a precisão e a satisfação.
Fonte: Dare Data
O enorme impacto da IA em decisões e eficiência
Adotar Inteligência Artificial de forma eficaz não implica transformações disruptivas imediatas. Uma estratégia baseada na identificação de processos repetitivos, intensivos em tempo e suscetíveis a erro, com o apoio de um parceiro tecnológico como a NOS Empresas, permite iniciar com aplicações de baixo risco e elevado impacto e escalar para os mais variados processos da organização.
Se a sua empresa procura aumentar a produtividade, reduzir a carga operacional e tomar decisões mais informadas, o momento para integrar soluções de IA é agora. O impacto é tangível: aplicada a vendas, operações internas ou suporte ao cliente, a IA já está hoje a gerar resultados concretos em grandes empresas - reduzindo custos, aumentando a precisão e acelerando decisões estratégicas. Descubra o Microsoft 365 Copilot e outras soluções deste parceiro tecnológico da NOS, e tenha o suporte especializado para adaptar cada caso à realidade e às necessidades do seu negócio.
Veja também neste guia como planear, integrar e aproveitar da melhor forma a IA no seu negócio em 90 dias.