Indústria 4.0: O que é e como pode a sua empresa beneficiar

A quarta revolução industrial já chegou, por isso, venha descobrir mais sobre a Indústria 4.0 e seu benefícios

15 de maio de 2022


No mundo do empreendedorismo é fundamental manter-se a par das novas tendências, das novas tecnologias e dos novos conceitos, garantindo que não é ultrapassado por uma concorrência mais atenta. Por isso, neste artigo iremos abordar a Indústria 4.0, explicando-lhe o que é e como pode beneficiar dela.


O primeiro conceito a relembrar é o de "revolução industrial”, um movimento que traz consigo avanços tecnológicos que alteram por completo a sociedade humana. Até ao momento, existiam apenas três. A primeira aconteceu em Inglaterra no início do século XVIII, por volta de 1760, marcada pela introdução das primeiras máquinas, novos avanços químicos, nova produção e manipulação do ferro, e o uso do vapor e da água como fontes de energia. A segunda revolução acontece por volta de 1850, quando a transformação do ferro em aço abre novas possibilidades de maquinaria e qualidade de vida, por exemplo, com a criação dos primeiros automóveis, um avanço também impulsionado pela descoberta do petróleo e seu refinamento, de modo a servir como a fonte de energia do futuro. Por fim, a terceira revolução industrial ocorreu na década de 1970, com o advento dos computadores, da nova era digital, e da automatização. Tendo passado mais de cinquenta anos desde a última revolução industrial, é natural que comecemos a olhar para o presente em busca da próxima - a Indústria 4.0. 


Sendo a sucessora da era dos computadores, é normal que a Indústria 4.0 utilize em grande parte esta tecnologia, elevando-a, nomeadamente, através da introdução da inteligência artificial, da completa automatização de sistemas, e do uso de tecnologia para criar uma nova realidade, como a realidade aumentada e virtual, bem como os metaversos. Isto significa que as empresas se devem adaptar, compreendendo as principais vantagens do que esta revolução tem para lhe oferecer.


Conheça melhor quem o procura

Os sistemas de análise de dados ajuda-o a perceber que público visita a sua loja online, quem mais adquire produtos e quem mais deixa produtos no carrinho, permitindo-lhe desenhar estratégias de marketing distintas e focadas em diferentes problemas. Longe vão os dias em que tinha de adivinhar o que o consumidor queria. Hoje em dia, é mais fácil ir diretamente ao encontro do que ele procura.


Melhor comunicação entre departamentos

O processamento e envio dos produtos da sua empresa nunca foi tão simples, existindo uma comunicação automática constante entre softwares e entidades de processamento de encomendas, garantindo que nada falha e que o seu negócio se consegue adaptar em tempo real a novos desafios inesperados.


Internet of Things

Plataformas como o Google Workspace e o Microsoft 365 são um excelente exemplo da IoT, espaços que existem em cloud e que permitem que várias pessoas trabalhem no mesmo projeto virtual, independentemente de onde se encontram ou do dispositivo que usam. Outras vantagens incluem tudo smart (desde os alarmes do seu escritório, aos aparelhos que usa para trabalhar no dia-a-dia), ligação à internet mais rápida, drones e demais tecnologias à distância, entre outros.


Ficaram de fora outros avanços importantes como a robótica, que lhe permite produzir mais depressa e com melhor qualidade, e as impressoras 3D, capazes de fazer a diferença tanto na hora de criar o seu protótipo, quando na altura de o produzir em massa. A nova revolução chegou e está na hora de tirar o maior proveito desta.


ARTIGOS RELACIONADOS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais