Definir preços de produtos/serviços corretamente pode ser absolutamente determinante para o sucesso da sua empresa, pois não importa apenas pensar no lucro ou nas possibilidades do seu cliente - preços demasiado baixos, podem trazer clientes mas irão desiquilibrar as suas finanças; e preços altos desencoragem grande parte do público a visitá-lo.
Para que consiga obter uma confortável margem de lucro, deve ter em conta diversas variáveis, entre as quais, custo de fabrico/aquisição, custo de armazenamento, custo de distribuição, despesas indiretas (seguros, rendas, eletricidade, comunicações, etc) e margem de lucro (retorno do investimento).
FÓRMULA PREÇO DE VENDA
preço de venda = despesas indiretas + custos + margem de lucro
Neste caso, além do esclarecimento anterior dos custos e despesas indiretas, vale a pena relembrar que a margem de lucro corresponde a uma percentagem que permite aferir quanto ganha a empresa por cada euro de vendas (uma margem de 10% corresponde a lucro de 10 cêntimos por cada euro, por exemplo).
FÓRMULA MARGEM DE VENDAS
Margem de lucro = (preço de venda – custo de produção) / preço de venda x 100.
EXEMPLO PRÁTICO
Um prato de um restaurante tradicional com custos de 4€ (ingredientes, mão-de-obra), e despesas indiretas de 3€ (renda, impostos, seguros, comunicações do restaurante) e uma margem de lucro de 20% das despesas (4€ x 20% = 0,80€) deverá ter o preço final de 4 + 3 + 0,8 = 7,8€.
No caso específico da venda de serviços em vez de produtos, a fórmula deve ser ligeiramente ajustada para incluir, além dos gastos e margem de lucro, também o número de horas de serviço e o valor por hora que é cobrado.