Estatísticas de realidade aumentada para retalho

Estatísticas de realidade aumentada para retalho
14
ago
2023
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4 minutos de leitura
Atualizado a
15 ago 2023

Conheça as estatísticas que identificam a realidade aumentada como uma ferramenta essencial para o futuro do setor do retalho.

O ano de 2023 introduziu ao mundo uma era ainda mais moderna e avançada do que se podia imaginar, levando a uma profunda integração de tecnologias avançadas que até há pouco tempo não passavam de ficção científica. Uma dessas tecnologias é a realidade aumentada, que tem vindo a crescer em popularidade nos últimos anos, e que a sua integração começa a expandir-se para diversas indústrias, como é o caso do retalho.

Devido à grande competitividade deste setor de mercado, muitas são as empresas que procuram modernizar-se de forma a conseguir destacar-se dos competidores ao seu redor, para tal, a adoção de tecnologias novas como a realidade aumentada é um passo revitalizante.

Descubra algumas das principais estatísticas que demonstram a importância da realidade no setor do retalho.

Uma tecnologia em crescimento

Tal como referido anteriormente, a realidade aumentada é uma tecnologia em ascensão que começa a tornar-se, cada vez mais, parte do do nosso quotidiano, levando empresas como a Apple a investir hardware dedicado. Deste modo, é esperado que até ao final de 2023, cerca de 1.4 mil milhões de consumidores tenham acesso a um aparelho de AR.

61% dos consumidores preferem empresas com a integração da realidade aumentada.

Adoção e crescimento

Apesar de apenas 1% dos vendedores de retalho ter atualmente integração de AR ou VR, e de 52% se demonstrar reticente em adotar a tecnologia devido ao receio de investir numa nova tecnologia, estudos indicam que 61% dos consumidores preferem empresas com a integração da realidade aumentada, ajudando a eliminar dúvidas e facilitando a vendas.

Satisfazer todos os clientes

Em 2020, cerca de 100 milhões de consumidores já usufruíram da tecnologia AR nas suas compras em lojas de retalho tradicionais. Desta forma, as lojas conseguem personalizar as experiência dos seus clientes de forma mais individual, oferecendo uma experiência única e memorável.

Tecnologias em despique

Sempre que se fala de realidade aumentada, pensa-se também na sua tecnologia irmã, a realidade virtual, uma vez que se tem demonstrado um maior investimento até ao momento. Todavia, 70% dos investigadores tecnológicos acreditam que o mercado da realidade aumentada irá superar aquele da realidade virtual, muito devido aos custos elevados em hardware.

Uma realidade na palma da mão

Com o avançar da tecnologia e a modernização dos smartphones, atualmente os consumidores já não necessitam de investir em hardware especializado para uma experiência de realidade aumentada. Deste modo, cerca de 26% dos smartphones já integram tecnologia ARKit ou ARCore, que permite aos utilizadores mergulhar nesta tecnologia sem a necessidade de adquirir ou instalar software.

Em países como o EUA, cerca de 83 milhões de consumidores já utilizam a realidade aumentada para realizar as suas compras do dia a dia, um número que tem vindo a crescer nos últimos anos e a expandir-se para outros território, como o Japão, onde 66% da população deseja que as lojas tradicionais invistam nesta tecnologia.

A realidade aumentada é ainda uma tecnologia experimental, mas já começa a exibir sinais de grande crescimento e atratividade, levando a que muitas empresas já comecem a investir na sua aplicação. Contudo, apesar de possuir um futuro promissor, muitos são aqueles que ainda receiam investir em AR apesar do seu impacto positivo na competitividade e satisfação dos consumidores.

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