Tendências tecnológicas para as empresas

Tendências tecnológicas para as empresas
27
fev
2023
INSIGHT
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
27 fev 2023

Pronto para um reforço da transformação digital na sua empresa? A NOS perguntou à Accenture as principais tendências para este ano.

Fazer crescer o negócio é a ambição de qualquer empresa e a inovação, o reforço da transformação digital, garante que esse objetivo é atingido mais facilmente. Nesse âmbito, a Accenture Portugal preparou um relatório com algumas das tendências tecnológicas que maior impacto terão para as empresas no mercado nacional. O documento, a cargo do Managing Director Vasco Costa, teve como base diversos estudos publicados pela Accenture ao longo de 2022.

 

Quatro tecnologias que dão força à mudança

5G; Cloud Continuum; Maturidade da IA; e Metaverso. São estes os conceitos que vai querer entender melhor e começar a dominar.

O 5G é a tecnologia que vai potenciar o crescimento e a inovação num conjunto alargado de indústrias. A Cloud Continuum permite criar uma base tecnológica seamless, que apoia as necessidades de negócio em constante mudança. Aumentar a Maturidade da IA é uma oportunidade para todas as indústrias e organizações. E com o Metaverso a Internet está a ser reimaginada, pelo que as empresas precisam de estar prontas.

Isoladamente ou em paralelo, estas quatro tendências representam o potencial de transformação digital esperado à escala global, defende a Accenture Portugal.

 

1. 5G: A tecnologia que potencia a inovação

Além dos benefícios do 5G para as comunicações, os impactos da rede móvel multiplicam-se pelas inovações possibilitadas pela velocidade, latência, densidade ou fiabilidade. Estima-se que o 5G tenha impacto num conjunto alargado de setores - saúde, agricultura, automóvel, utilities, indústria, entre outros. A Accenture prevê dois biliões de euros em novas vendas entre 2022 e 2025 graças ao 5G, só nas empresas europeias, e 20 milhões de empregos criados ou transformados pela tecnologia.

Para as pessoas, as vantagens vão da conectividade à interatividade, sem esquecer mobilidade e segurança. Já nas empresas, os benefícios do 5G chegam com novos produtos e serviços, mais produtividade e maior resiliência. Há cinco grandes setores nos quais o 5G já está a destacar-se através de use cases inovadores: Fabrico/Produção; Automóvel e Transportes; Saúde; Utilities; e Agricultura.

O potencial do 5G para as empresas é imenso, tem inúmeras ramificações. O relatório Visão Tecnológica Accenture, da responsabilidade do Managing Director da Accenture Portugal, Vasco Costa, destaca três tendências no 5G que permitem ajudar a encontrar e impulsionar as inovações e reforçar o crescimento:

  • Digitalização e IoT;

  • Robótica e Automação;

  • Personalização e IA.

 

2. Cloud Continuum: Integração total das várias clouds

De uma cloud única passámos para vários serviços de data center, cada um deles com características específicas: latência, compliance e privacidade, inovação e escala. Cloud Continuum inclui capacidades e serviços desde a cloud pública à edge cloud, interligados por redes cloud-first. A gama de tecnologias varia, desde perto da empresa até off-premises. As redes cloud-first 5G e software-defined unificam o Continuum, permitindo o acesso à cloud a partir de qualquer lugar e assegurando que não existem silos entre cloud privada, pública, híbrida ou multi-cloud.

Segundo o documento da Accenture Portugal, realizado com base em vários estudos publicados em 2022, existem pelo menos 25 tecnologias potenciadas pela Cloud Continuum, agrupadas em Cloud; IA e automação; Recolha e análise de informação em tempo real; Internet of Things; e Segurança. Por outro lado, a Cloud Continuum pode ser acelerada através de seis práticas:

  • Procurar manter a agilidade, acelerar o time to market futuro;

  • Manter objetivos contínuos e não apenas pontuais;

  • Desenvolver aplicações com a cloud logo em mente;

  • Potenciar a transformação constante do talento interno;

  • Fazer experiências de TI de forma contínua;

  • Prever as necessidades de energia para a nova geração de serviços de Cloud-IA.

A Accenture destaca que é um processo com um roadmap em três fases e dezenas de parâmetros que abrangem todos os detalhes do funcionamento de uma empresa. No final, orquestrar a Cloud Continuum permite potenciar substancialmente o valor do negócio através do alinhamento dos diferentes serviços cloud com todas as prioridades da organização.

 

3. Maturidade de IA: Ir além da ‘fase de testes’

A Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia de 75% das empresas, de acordo com um estudo global da Accenture, e 42% indicaram que o retorno de IA ultrapassou as expetativas. Espera-se que a IA continue a fazer crescer de forma assinalável o volume de negócios das empresas, mas também a sua sustentabilidade.

As receitas das empresas influenciadas pela IA duplicaram entre 2018 e 2021 e vão triplicar até 2024. indica a Accenture.

A maturidade em IA significa dominar um conjunto de competências estruturais: plataformas e ferramentas de Cloud, arquitectura e modelo de governo e de diferenciação: estratégia de IA e sponsorship C-suite, mas também a aposta em relação a estratégia organizacional, governo de data & IA, talento e cultura.

 

4. Metaverso: Criar novas experiências

Também o Metaverso evolui para um Continuum. A Accenture define-o como um espetro de mundos, realidades e modelos empresariais digitalmente melhorados, prontos para revolucionar a vida e as organizações na próxima década. Sendo a maior disrupção desde o início da internet, muito mais voltada para a experiência, o Metaverso é também um Continuum de capacidades emergentes, casos de utilização, tecnologias e experiências.

As empresas devem compreender o impacto que o Metaverso pode ter na sociedade e na economia para melhor adaptarem o seu próprio negócio. Abrange de uma forma transversal a realidade e o mundo virtual, o 2D e o 3D, a Cloud e a IA, o blockchain e os digital twins.

Enquanto espelho da realidade física, seja um escritório, um edifício ou uma cidade, os digital twins representam a possibilidade de trabalhar ou interagir a partir de qualquer lugar. A Accenture Portugal lembra no entanto que as empresas devem escolher os parceiros certos para construir em segurança essa base digital.

Perguntas que as empresas devem responder para o Metaverso:

  • Que tipo de interação há com os consumidores?

  • Como será feito o trabalho?

  • Que produtos ou serviços oferecer?

  • Como são feitos e distribuídos os produtos?

  • Como é gerido o negócio?

Os consumidores do Metaverso são frequentemente atraídos a essa realidade para continuar interesses que já tinham. Jogam em novos formatos; assistem a concertos em plataformas imersivas; compram em lojas virtuais; fazem exercício em comunidades digitais. Também investem em carteiras virtuais e NFT, e trabalham ou aprendem com dispositivos AR/VR.

Ponto de confluência de programadores, criadores de jogos, engenheiros, criativos, investigadores, marketeers, entre muitos outros, o Metaverso é um terreno onde todo o tipo de ideias e tendências podem nascer. Segundo a Accenture Portugal, o stack do Metaverso engloba Experiências, Economias Digitais, Identidade Digital, Software e Plataformas, e Infraestrutura. Cada um destes ramos com vários tópicos, e cada tópico com produtos, serviços, conceitos ou necessidades que aí se podem aplicar. O sucesso está em saber reconhecer, utilizar e aproveitar essa tecnologia.

A Transformação Digital é cada vez mais essencial para todas as empresas e antecipar essa estratégia acelera o retorno dos investimentos. A NOS procura oferecer as soluções tecnológicas mais inovadoras, com grande impacto para os seus clientes, trabalhando com os melhores parceiros em todas as áreas. E aposta também em dar informações relevantes, que ajudem as empresas a desenvolverem a sua estratégia digital.

 

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