Nos últimos dois anos, a Inteligência Artificial passou de um produto de ficção científica para uma realidade tangível que promete revolucionar a forma como a humanidade interage com o mundo em geral.
Desde o ChatGPT ao Bard, passando por DALL-E, muitos têm sido os resultados desta inovação tecnológica, e muito se tem falado sobre os benefícios e ameaças que esta pode causar na sociedade.
Prós: Criatividade sem limites
A Inteligência Artificial generativa é uma ferramenta perfeita para o desenvolvimento da criatividade através da produção de conteúdo imaginativo, permitindo aos artistas quebrar barreiras e explorar novas áreas.
Prós: Ferramentas versáteis
As ferramentas de AI generativa são incrivelmente versáteis, permitindo que qualquer indivíduo possa produzir conteúdo de forma automática, eliminando a necessidade de realizar tarefas repetitivas, melhorando a performance dos trabalhadores.
Contras: Resultados imprecisos
Os resultados obtidos através da Inteligência Artificial generativa podem não ser sempre precisos, uma vez que utilizam a internet como ferramenta de estudo, o conteúdo produzido pode conter falhas inevitáveis.
Contras: Preconceito social
A AI generativa é uma ferramenta muito útil para a produção de conteúdos simples e para melhorar a produtividade dos trabalhadores. Contudo, esta tecnologia pode também ajudar a propagar preconceitos sociais, principalmente quando utiliza modelos desatualizados como base para o seu processamento.
A verdade é que a Inteligência Artificial veio criar uma nova forma como o mundo vê a arte e a criação de conteúdo, introduzindo um debate rico e recheado de prós e contras valiosos que prometem redefinir como a tecnologia é implementada tanto no dia a dia do consumidor, como nas empresas de todo o mundo.