A Diversidade faz parte de NOS

Saiba quais as iniciativas que estamos a desenvolver



Women's Empowerment Principles

A NOS subscreveu os Women’s Empowerment Principles (WEPs), um conjunto de princípios orientadores para a promoção da igualdade de género nas organizações, no mercado e na comunidade. Esta subscrição está alinhada com o princípio da igualdade de oportunidades entre todas as nossas pessoas, que assume um papel central na estratégia de recursos humanos da NOS, estando intrinsecamente relacionada com a evolução, crescimento e diversificação do nosso negócio.




e-Talk “Vamos Falar de Diversidade e Tecnologia”

Realizámos uma e-talk onde debatemos a relevância de equipas diversas para o desenvolvimento da tecnologia, os desafios que as empresas e as universidades enfrentam para atrair mulheres para estas áreas e de que forma a NOS pode ser diferenciadora na atração e retenção de perfis tecnológicos. A conversa foi moderada por Henrique Zacarias, Diretor de Information Services da NOS e contou com a participação da Inês Santos Silva, da Portuguese Women in Tech, Filipa Carvalho, Administradora Executiva e membro do comité de Diversidade & Inclusão e Judite Reis, Diretora de Mobile Centric na NOS.




Sessão de sensibilização para a Diversidade, Inclusão e Enviesamento Inconsciente

Por forma a sensibilizar e desafiar a reflexão sobre o tema, convidámos os nossos líderes a participar numa conversa sobre Diversidade, Inclusão e Enviesamento Inconsciente. A sessão contou com cerca de 350 participantes.




Celebração do Dia Internacional da Mulher 2021

No âmbito do Dia Internacional da Mulher partilhamos o testemunho de três colaboradoras na área da tecnologia sobre o que as levou ao mundo da tecnologia, o que é ser mulher na tecnologia e o que é ser mulher na NOS.




Portuguese Women in Tech

A NOS associou-se à Portuguese Women in Tech, PWIT, através da segunda edição do seu programa de mentoria para promover a atração de mais mulheres para o mundo da tecnologia e para posições de liderança.

Saber mais


Target Gender Equality

A NOS participou no Target Gender Equality, um programa acelerador da igualdade de género para empresas que integram o Pacto Global da ONU e que, através de análises de desempenho e diálogo permanente, apoia as empresas na definição e alcance de metas corporativas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres, começando pelos níveis de direção e de gestão executiva.




Carta Portuguesa para a Diversidade

A NOS subscreveu a Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia que consiste num documento assinado de forma voluntária por empregadores de vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos) e que descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.




Girls in ICT Day

O “Girls in ICT Day” é uma iniciativa internacional da União Internacional das Telecomunicações, que tem por objetivo aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Informática, desmitificando a ideia de que estas são de domínio masculinos. A participação da NOS contou com uma sessão de partilha de história e percurso profissional da Raquel Vidigal aos alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.




“Engenheiras por Um dia”

Com o objetivo de combater a segregação de homens e mulheres em determinadas áreas profissionais, designadamente as STEM, e combater os estereótipos de género e a subsequente segregação sexual nas opções escolares, formativas e profissionais, a NOS participa na iniciativa “Engenheiras por Um dia”, promovida pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.




Girl Move Academy

A Girl Move Academy é uma iniciativa que pretende inverter o ciclo de pobreza e de reduzidos níveis de escolaridade entre a população feminina, em Moçambique. Esta Academia de líderes no feminino aposta na formação de uma nova geração de mulheres, capaz de se assumirem como parte da solução nos eixos mais estratégicos de Moçambique.
A NOS tem vindo a apoiar este projeto com serviços de comunicação e, desde 2018, tem vindo a acolher jovens moçambicanas para um estágio de dois meses.




Estudo Diversidade @ NOS

Como ponto de partida para o desenho das práticas e políticas no domínio da diversidade, igualdade de género e conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, realizámos um estudo qualitativo aos nossos colaboradores, que contou com 24 focus groups e 12 entrevistas individuais, distribuídos por Lisboa e Porto. Este estudo permitiu conhecer, com maior detalhe, a visão e expectativas dos nossos colaboradores neste âmbito.




Apresentação do Estudo "As Mulheres em Portugal Hoje"

Convidamos a renomada investigadora Laura Sagnier para apresentar o estudo pioneiro “As Mulheres em Portugal Hoje”, e debater o papel dos homens e das mulheres na sociedade portuguesa, numa sessão destinada aos nossos colaboradores.