Na NOS encaramos a Sustentabilidade como fator estratégico e indissociável do desenvolvimento da nossa Organização e do Negócio.


O nosso comprometimento é endossado ao mais alto nível na Organização e reflete-se nas diversas iniciativas nacionais e globais que subscrevemos ao longo dos anos, e às quais nos mantemos fiéis, tais como o Pacto Global das Nações Unidas ou o movimento Digital With Purpose, liderado pelo GESI (Global Enabling Sustainability Initiative). Todas as iniciativas que abraçamos têm subjacentes princípios e compromissos de atuação responsável, nas dimensões ética, ambiental e social.

Assumimos o compromisso de ser um agente ativo na transição digital e climática da sociedade portuguesa. As alterações climáticas e o impacto direto da nossa operação no ambiente são fatores de grande preocupação. A NOS obteve a aprovação da Science Based Targets initiative (SBTi) aos seus objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa e temos vindo a trabalhar, de forma consistente, na redução da nossa pegada carbónica, mas também no desenvolvimento de novas soluções digitais, que ajudam os nossos clientes a diminuírem as suas emissões.

Enquanto elemento-chave do ecossistema empresarial e tecnológico português, temos um papel fundamental na promoção de práticas mais sustentáveis, com a ambição de transformar vidas através da digitalização, garantir acesso a redes de nova geração para todos e promover programas de literacia e competência digital, que ajudarão consumidores e empresas a aproveitar ao máximo este potencial de transformação.

O contributo da NOS assenta numa estrutura de gestão e de governança responsável, na qual prevalece uma cultura de meritocracia, diversidade e inclusão, reconhecimento do valor individual e desenvolvimento contínuo da nossa base de talentos.

Com esta Política de Sustentabilidade, queremos tornar claro e explícito o nosso compromisso para com a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em conjunto com as nossas pessoas, clientes, acionistas, investidores, fornecedores, parceiros, entidades governamentais e reguladoras, indústria, organizações do terceiro setor e sociedade em geral, queremos explorar novas oportunidades, contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos, que promova a prosperidade e crie mudança social, ambiental e económica, otimizando processos e melhorando as capacidades das pessoas e das organizações.

Miguel Almeida