Gestão de outros impactes ambientais

Combater as alterações climáticas e promover a economia circular são os meios através dos quais podemos fazer a maior diferença na minimização dos impactes ambientais associados à NOS. Mas também nos preocupamos em gerir outros impactes ambientais da nossa atividade - desde a prevenção e monitorização de campos eletromagnéticos, utilização do recurso água de forma racional e proteção da biodiversidade, entre outros.

Para impulsionar o nosso progresso nesta frente temos implementado um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela Norma ISO 14001 , e que abrange a quase totalidade das nossas operações.


Prevenção e monitorização de campos eletromagnéticos


O consenso científico atual é de que não existem evidências de uma relação entre efeitos adversos para a saúde e utilização de equipamentos de telecomunicações móveis dentro dos limites de exposição estabelecidos internacionalmente.

Assumimos o compromisso de:
  • Informar os clientes sobre todos os eventuais riscos associados ao uso dos produtos e serviços que disponibilizamos;
  • Cumprir todos os requisitos legais e aplicar os princípios da prevenção e da precaução na implementação de medidas que protejam a população em geral, os nossos colaboradores e parceiros e demais entidades relevantes, contra possíveis efeitos adversos para a saúde humana da exposição a radiações eletromagnéticas geradas pelas nossas infraestruturas e equipamentos.

Plano anual de monitorização


O plano que executamos na nossa rede de serviço terrestre móvel e fixo, abrange todas as instalações relevantes, identificadas com base nos requisitos definidos especificamente para o efeito pelo regulador português das telecomunicações (ANACOM). Os resultados são comunicados a autoridades nacionais e locais, incluindo a ANACOM.

Saiba mais no nosso Relatório Anual 2020.



Consumo de água

As nossas atividades não envolvem o consumo de atividades significativas de água. No entanto, estamos conscientes de que a água é um recurso escasso, cujo consumo monitorizamos e racionalizamos nos edifícios de suporte, rede técnica, lojas próprias e cinemas. As nossas instalações no Parque das Nações, em Lisboa, possuem um sistema que permite a recolha de água da chuva e a sua utilização nos sistemas de rega e combate a incêndios do edifício. A nossa outra única fonte de abastecimento de água é a rede municipal.





Reduzimos o plástico e sensibilizamos as nossas pessoas



Implementamos ações de sensibilização junto de colaboradores e parceiros sobre os impactes ambientais dos resíduos de plástico e boas práticas individuais para reduzir a sua produção.

Em 2019, eliminámos os copos de plástico das máquinas dispensadoras de água nos nossos edifícios e reduzimos em 8% as embalagens e outros resíduos de plástico.