IN:FORMAT
IN:FORMAT
Numa sociedade em que a transformação e a transição digital são uma realidade cada vez mais presente, é necessário garantir o acesso à tecnologia e à literacia digital. Com este foco, a NOS junta-se à Fundação da Juventude no projeto IN:FORMAT, que irá contribuir para tornar o Algarve uma região mais digital, inovadora e inclusiva, ajudando a preparar as novas gerações para o futuro.

O projeto

O projeto IN:FORMAT é uma iniciativa desenvolvida pela Fundação da Juventude, com o apoio da NOS, que tem como objetivo reforçar as competências digitais e mediáticas de alunos e professores das escolas públicas do Algarve, inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

Com o intuito de responder de forma integrada a este desafio, o IN:FORMAT incorpora no seu modelo de intervenção novas valências formativas, tanto em contexto educativo formal como em ambientes de experimentação fora da escola.

Num mundo cada vez mais digital, o projeto pretende:

  • Desenvolver competências digitais e de pensamento crítico;
  • Estimular a autonomia, responsabilidade e criatividade dos jovens;
  • Promover a inclusão digital e a igualdade de oportunidades;
  • Despertar o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia e matemática;
  • Reforçar as competências para a cidadania e a empregabilidade;
  • Incentivar uma participação ativa e informada na comunidade.

O projeto envolverá cerca de 8 000 alunos, do 4.º ao 10.º ano, em sessões de literacia mediática e em ações de introdução à codificação e à ciência da computação, recorrendo ao micro:bit (uma placa de microcontrolador) e a um jogo de codificação orientado para a iniciação ao mundo da programação.

Porquê o micro:bit?

O micro:bit é um microcontrolador básico cuja simplicidade o torna uma ferramenta intuitiva e acessível para projetos de iniciação à programação e à robótica. É uma solução ideal para desenvolver competências digitais entre os jovens de forma interativa, enquanto demonstra aos professores que ferramentas simples podem ter um grande impacto no ensino. Além disso, permite evidenciar que a programação e a robótica são competências alcançáveis por qualquer pessoa, através de pequenas atividades pedagógicas bem estruturadas.

Fundação da Juventude

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada nos interesses dos jovens, nomeadamente na sua formação profissional, desenvolvimento social e cultural e inserção destes no mercado de trabalho.