Internet de elevada disponibilidade e desempenho

As soluções de tecnologia de acessos Ethernet adicionam às soluções de dados de elevado desempenho várias vantagens de simplicidade, flexibilidade e diferenciação de classes de serviço desta tecnologia.


Benefícios

Disponibilidade

Aumento da performance da infra-estrutura tecnológica, através de elevadas capacidades e velocidades de acesso.

Eficiência

Unificação das localizações estratégicas da sua empresa geograficamente distribuídas, com a conveniência de uma rede local (LAN) estendida.

Simplicidade

Integração simples das aplicações de voz e dados - ToIP/VoIP, email/messaging e Intranet, entre outras.

Flexibilidade

Gestão das mudanças organizacionais sem disrupção das arquitecturas e equipamentos atuais.



Detalhe da Solução

A NOS inclui no seu portefólio os tipos de Carrier Ethernet Services orientados para o mercado empresarial definidos e standarizados pelo MEF (Metro Ethernet Forum) – serviços E-LINE ponto a ponto e serviços E-LAN multiponto-multiponto.

Adicionalmente a NOS disponibiliza serviços de conectividade à Internet e às plataformas de serviços de VPN IP MPLS e VoIP/IMS por intermédio de EVCs estabelecidos entre um determinado ponto de acesso (UNI) e as correspondentes plataformas de serviços MPLS e IMS.

A adopção da tecnologia Ethernet para soluções de conectividade em áreas metropolitanas ou mesmo em soluções de rede alargada é uma consequência natural dos desenvolvimentos, por parte dos operadores de telecomunicações, em redes de nova geração de muito elevado desempenho e disponibilidade – Carrier Ethernet Networks – baseadas na tecnologia Switched Ethernet, com capacidade de integração de tráfego de Dados, Voz e Vídeo.

Estes desenvolvimentos possibilitam serviços de comunicações de dados de nova geração – Carrier Ethernet Services – de elevada performance e capacidade, que são integralmente suportados numa tecnologia já familiar às empresas no contexto das redes locais (LAN – Local Area Networks), cumprindo os requisitos técnicos e de qualidade definidos internacionalmente pelo Metro Ethernet Forum (MEF).

Dos esforços do MEF resultou um modelo de referência para a definição de serviços baseados em redes Carrier Ethernet, cujas disposições, conceitos e designações, vieram a alcançar o estatuto de standards que estão neste momento a ser seguidos e adoptados pela generalidade dos Service Providers e Fabricantes.

E-line

Serviços ponto-a-ponto para a interligação de duas instalações da Empresa

Ligações Ethernet disponíveis:

• Ethernet Private Line (EPL)
Serviço port-based baseado numa única ligação (EVC) ponto-a-ponto para a interligação de duas interfaces de acesso distintas (UNI). A Carrier Ethernet Network da NOS configura-se como uma provider bridge. O tráfego Ethernet colocado numa UNI é transportado na rede da NOS de forma transparente e por sua vez entregue na segunda UNI de acordo com a largura de banda definida para o EVC (igual ou inferior aos débitos das UNIs).


• Ethernet Virtual Private Line (EVPL)
Serviço VLAN-based que possibilita a constituição de múltiplas ligações (EVC) ponto-a-ponto entre duas interfaces de acesso distintas (UNI). A Carrier Ethernet Network da NOS configura-se como um provider switch onde cada ligação (EVC) corresponde a uma determinada VLAN. O tráfego originado numa determinada VLAN é encaminhado pela rede da NOS e entregue numa VLAN de destino, de acordo com as características de largura de banda e classe de serviço definidas pelo EVC. Neste serviço várias ligações (EVC) poderão ser associadas a uma só UNI.

E-LAN

Serviços multiponto-multiponto para a interligação de múltiplas instalações da empresa.

Ligações ethernet disponíveis:

• Ethernet Private LAN (EPLAN)
Serviço port-based caracterizado pela existência de uma única ligação (EVC) multiponto-multiponto para a interligação de múltiplas interfaces de acesso (UNI). A Carrier Ethernet Network da NOS configura-se como uma provider bridge. Todo o tráfego (tramas Ethernet) entregue a uma UNI é distribuído de forma transparente por todas as UNIs interligadas de acordo com a largura de banda definida para o EVC (igual ou inferior aos débitos das UNIs).

• Ethernet Virtual Private LAN (EVPLAN)
Serviço VLAN-based que possibilita a constituição de múltiplas ligações (EVC) multiponto-multiponto em cada interface de acesso (UNI). A Carrier Ethernet Network da NOS configura-se como um provider switch onde cada ligação (EVC) corresponde a uma determinada VLAN que interliga mais do que duas UNIs. O tráfego originado numa determinada VLAN é encaminhado pela rede da NOS e distribuído por todas as UNI interligadas de acordo com a largura de banda definida e a classe de serviço definida para o EVC. Neste serviço várias ligações (EVC) poderão ser associadas a uma só UNI.

E-2IP

Serviços ponto-a-ponto para a interligação de instalações da Empresa às plataformas de serviços IP da NOS.

Ligações ethernet disponíveis:

• Ethernet-to-Internet (E2Net)
Serviço VLAN-based caracterizado pela existência de uma ligação (EVC) ponto-a-ponto entre uma interface de acesso (UNI) e a plataforma de acesso à Internet pública da NOS.

• Ethernet-to-VPN IP MPLS (E2MPLS)
Serviço VLAN-based caracterizado pela existência de uma ligação (EVC) ponto-a-ponto entre uma interface de acesso (UNI) e a plataforma de serviços de rede de dados VPN IP MPLS da NOS.



Mais soluções adequadas ao seu negócio