O que precisa de saber antes do pedido
A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel ou telefone.
Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:
- os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;
- caso seja um cliente Empresas, será necessário acrescentar os dados da empresa, via Certidão de Registo Comercial;
- os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem;
- no caso de ser uma cedência de numeração, o titular NOS pode ser diferente do titular no operador de origem, desde que os dados de ambos sejam colocados no formulário de portabilidade;
- caso seja uma portabilidade de número móvel tem de ter um cartão NOS ativo;
- sabe o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual. O CVP tem 12 dígitos, e é um elemento de identificação indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode consultá-lo na fatura do seu operador ou através de SMS ou outros canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente, lojas…).
Como pedir
Pode pedir a portabilidade na App NOS, por email, ou numa Loja NOS.
Quando é feita a portabilidade
Após recebermos os seus documentos vamos enviar o pedido de portabilidade ao seu operador. Assim que tivermos resposta, vamos enviar-lhe um SMS a confirmar a data e hora em que será feita a portabilidade do seu número.
A portabilidade é agendada de acordo com intervalos de horários pré-definidos. Se precisar de cancelar o pedido deve fazê-lo com antecedência.