Consultar o PIN e PUK
O PIN corresponde ao código de acesso ao cartão SIM e é composto por 4 dígitos.
Se inserir o PIN erradamente 3 vezes para desbloquear o cartão, é necessário introduzir o código PUK, que tem 8 dígitos.
Se inserir o PUK erradamente 10 vezes, o cartão SIM ficará bloqueado.
O PIN pode ser alterado para um código da sua preferência, enquanto que o PUK não é possível alterar.
Caso tenha alterado o PIN original e não se recorde do PIN que escolheu:
- Insira 3 vezes o PIN errado;
- Insira o PUK (o seu telemóvel vai dar essa indicação);
- Insira o novo PIN.
Pode consultar o PIN original e o PUK na app ou área de cliente my NOS, ou no cartão de onde destacou o SIM.
Sempre que tiver de inserir o PUK, pode escolher um PIN diferente do PIN original. Caso opte por um PIN diferente do original, é importante que seja de fácil memorização visto que essa informação não fica registada nos nossos sistemas.
Alterar o PIN
Em qualquer ocasião, pode alterar o seu PIN, marcando, no seu telemóvel, uma das seguintes sequências:
- ** 04 * [Pin antigo] * [Pin novo] * [Pin novo] # Tecla de chamada
- ** 05 * [PUK] * [PIN novo] * [PIN novo] # Tecla de chamada
Pode ainda alterar o PIN nas definições do seu equipamento.
Cartão SIM bloqueado
Se inserir 10 vezes o PUK errado o seu cartão fica bloqueado. Nesta situação o cartão SIM fica inutilizado e é necessária uma 2.ª via do cartão SIM.
Consulte o artigo Pedir e ativar a 2.ª via do cartão SIM, eSIM e Twin.