Saiba neste tópico como pedir e ativar uma 2.ª via de cartão SIM e eSIM.
Conhecer o tipo de cartão
Se já tem um cartão NOS e precisa uma 2.ª via ou quer usar o mesmo número em dois equipamentos, existem duas possibilidades:
- Cartão SIM
- eSIM
O cartão SIM é um cartão físico composto por um cartão Tri-SIM. Os diferentes tipos de cortes do cartão permitem que selecione de acordo com o seu equipamento.
O eSIM é uma evolução do cartão SIM, em que a associação é feita por código QR, sem necessidade de inserir um cartão físico na ranhura do equipamento. Para usar um eSIM é necessário ter um equipamento compatível.
Pedir a 2.ª via
- Cartão SIM
- eSIM
O pedido e ativação de uma 2.ª via de cartão não altera as condições contratadas, mantém o mesmo número e tarifário, assim como o histórico de consumos e saldos. O cartão anterior fica inativo.
O pedido de 2.ª via de cartão SIM tem um custo associado.
Pode pedir a 2.ª via do cartão SIM nas Lojas NOS ou através da linha de atendimento.
Se pedir a 2.ª via na Loja NOS:
- o cartão é entregue e o processo de ativação é iniciado no momento
- pode copiar os seus contactos do cartão SIM antigo para o novo cartão SIM
- o custo da 2.ª via é pago em loja, no momento da entrega do cartão.
Para ter uma 2.ª via em loja é preciso apresentar em loja:
Caso seja o titular da conta:
- O documento de identificação pessoal - Cartão de Cidadão (CC), Bilhete de Identidade (BI) ou Passaporte
Se não for o titular da conta:
- O documento de identificação pessoal - Cartão de Cidadão (CC), Bilhete de Identidade (BI) ou Passaporte
- A cópia do documento de identificação do titular e autorização para levantar a 2.ª via
- Uma procuração do titular reconhecida por um advogado ou solicitador.
Em ambos os casos, não são aceites comprovativos de renovação dos documentos de identificação.
Por questões de segurança, a 2.ª via de cartão SIM só pode ser enviada para a morada de faturação ou de instalação associado ao seu serviço. A entrega é feita num prazo máximo de 5 dias úteis, via CTT.
Após receber o cartão deve ligar novamente para a linha de apoio para o ativar.
O custo da 2.ª via será debitado na sua próxima fatura, ou no seu saldo. Se tiver um tarifário pré-pago, garanta que tem um saldo igual ou superior antes do contacto.
O pedido e ativação de uma 2.ª via de cartão não altera as condições contratadas. Mantém o mesmo número e tarifário, assim como o histórico de consumos e saldos. O cartão anterior fica inativo.
A 2.ª via eSIM tem um custo e pode obtê-la nas Lojas NOS.
Quando se deslocar a uma Loja NOS para pedir a 2.ª via de eSIM, leve consigo o equipamento onde o eSIM será utilizado, para que associemos o eSIM ao equipamento.
Para ter uma 2.ª via em loja é preciso apresentar em loja:
Caso seja o titular da conta:
- O documento de identificação pessoal - Cartão de Cidadão (CC), Bilhete de Identidade (BI) ou Passaporte.
Se não for o titular da conta:
- O documento de identificação pessoal - Cartão de Cidadão (CC), Bilhete de Identidade (BI) ou Passaporte;
- A cópia do documento de identificação do titular e a autorização para levantar a 2.ª via;
- Uma procuração do titular reconhecida por um advogado ou solicitador.
Em ambos os casos, não são aceites comprovativos de renovação dos documentos de identificação.