O que é a psicologia das cores e como o pode ajudar?

O que é a psicologia das cores e como o pode ajudar?

Sabia que as cores dizem muito sobre a sua marca? Descubra tudo sobre a famosa psicologia das cores.

17 de julho 2022

Na hora de cativar o seu cliente, existem diversas estratégias, desde o marketing, à disposição dos produtos em loja, e à organização do seu website ou loja online, até detalhes que podem parecer menores mas que fazem toda a diferença. Um desses elementos são as cores que usa em tudo o que diz respeito à marca. Para compreender melhor esta questão, descubra tudo sobre a psicologia das cores.

O que é a psicologia das cores?

Durante o século XX, Carl Jung tornou-se o pioneiro no que viria a ser conhecido como psicologia das cores. O psiquiatra e psicanalista suíço, acreditava que as cores poderiam ser usadas como psicoterapia, tendo-se focado em tópicos como as mandalas e o portfólio de Pablo Picasso. O resultado foi uma experiência que consistia no uso das cores para criação de uma linguagem, ou código, que poderia ser interpretado. Assim nasceu a psicologia das cores.

Exemplos de como as cores nos influenciam

Em 2009 foi lançado um estudo no qual foram dados aos participantes M&Ms de várias cores e a maioria tendeu a dizer que os castanhos sabiam mais a chocolate. Isto é um exemplo prático de como as cores influenciam o nosso gosto, mas o mesmo acontece com o cheiro, onde perfumes de cor vibrante, parecem ter um cheiro mais florido, mesmo que isso não seja verdade.

Como influencia o seu cliente?

Tal como nos exemplos acima, as cores que usa para a sua marca e para os produtos irão influenciar o cliente. Por exemplo, não é por acaso que no dia dos namorados, os produtos e as lojas se decoram com vermelho, associado à cor da paixão. O azul, por outro lado, tem um efeito calmante e é muitas vezes usado com tons verdes que chamam pela natureza. O amarelo e o laranja são cores joviais e alegres, ideais para o verão. O roxo tem uma relação próxima com a realeza, em especial por outrora ser uma cor extremamente cara de conseguir. Já o preto e o branco, como cores neutras, tendem a transmitir formalidade e minimalismo.

Quando desenha o seu logo, escolhe a decoração do seu produto, ou o esquema de cores da sua loja e website, é fundamental ter a psicologia das cores em mente. Escolher a cor preta para uma marca jovial e alegre não será a melhor opção, da mesma forma que usar vermelho ou amarelo para produtos formais e profissionais, não irá alcançar os melhores resultados.

Share this

Artigos Relacionados

  • Design Gráfico: O que é e como pode ajudar a sua empresa

    design gráfico

    Design Gráfico: O que é e como pode ajudar a sua empresa

    Deixe a sua marca na vida dos seus clientes com a escolha de um bom e memorável design gráfico.

  • Design Gráfico: Dicas e truques para o seu pequeno negócio

    ciberseguranca

    Design Gráfico: Dicas e truques para o seu pequeno negócio

    Deia a conhecer o seu negócio com um design gráfico criativo e uma imagem apelativa com as dicas que temos para si.

  • Outsourcing: As vantagens de ter uma equipa de IT do seu lado

    outsourcing

    Outsourcing: As vantagens de ter uma equipa de IT do seu lado

    O outsourcing de um serviço de IT traz consigo várias vantagens e este artigo irá focar-se nas principais.