Caros Stakeholders,

Após mais um ano de enormes desafios colocados pela pandemia, tanto a nível organizacional como individual, é com muito orgulho que partilho, mais uma vez, os extraordinários feitos que a Equipa da NOS concretizou. Mantivemos com sucesso a continuidade dos negócios, mantendo as famílias, empresas e instituições portuguesas ligadas, mantendo os mais altos padrões de excelência. Os nossos resultados em 2021 reiteram a importância crítica do nosso setor para garantir a estabilidade económica e social em situações de extrema adversidade.

O ano foi, inevitavelmente, marcado pelo aparentemente interminável leilão 5G, do qual saímos vencedores. Os nossos objetivos foram integralmente cumpridos, tendo liderado em espectro adquirido e em investimento. Para além das frequências adquiridas para a implementação da tecnologia 5G, também garantimos a aquisição de espectro para reforçar a capacidade da nossa rede 4G, e assim melhorar a qualidade do nosso serviço em todo o território nacional.

Teremos a melhor rede de 5G, e com isso entregaremos mais valor aos nossos clientes e ao nosso País, abrindo o caminho para mais inovação, para uma maior digitalização da sociedade e da economia, para uma maior inclusão e coesão, e para um desenvolvimento mais sustentável. Fomos também o primeiro operador a lançar comercialmente o 5G, oferecendo aos nossos clientes a oportunidade de testar esta nova tecnologia revolucionária, em todo o país, desde o primeiro dia.

Estamos totalmente preparados para acelerar o nosso trajeto na entrega das mais avançadas soluções, elevando a um patamar de excelência, a experiência que entregamos a todos os clientes que em nós depositam a sua confiança.

Apesar das adversidades e incertezas impostas pelos diversos graus de confinamento ao longo do ano, apresentámos um crescimento operacional expressivo e resultados financeiros extremamente robustos, gerando valor para todos os nossos stakeholders. O nível de crescimento de RGUs foi o mais alto dos últimos cinco anos, com fortes subscrições móveis adicionais. O nosso sucesso resulta, principalmente, do nosso foco em entregar a melhor experiência ao cliente e em fornecer a melhor proposta de valor integrada, combinando recursos de rede superiores, em fixo e móvel, com a melhor interface do utilizador multidevice e oferta de conteúdos. Os serviços convergentes continuam a merecer a preferência dos nossos clientes, com mais de 64% dos clientes de acesso fixo a optar por todos os seus serviços em pacotes convergentes. As Receitas Consolidadas cresceram 4,6% para mais de 1,4 mil milhões de euros e o EBITDA aumentou 2,5% para 618 milhões de euros, demonstrando a resiliência da nossa divisão core de telecomunicações e uma recuperação significativa da nossa atividade cinematográfica, devido ao abrandamento progressivo das restrições relacionadas com a pandemia.

Continuamos a investir nas nossas redes de última geração, reforçando o acesso fixo Gigabit em todo o país e levamos o nosso serviço a cada vez mais famílias. Ao mesmo tempo, trabalhamos para melhorar a experiência móvel, através da modernização e expansão das nossas redes, disponibilizando cada vez mais capacidade, velocidade e cobertura. Os nossos acordos estratégicos de partilha de rede, tanto fixa como móvel, contribuem para que a NOS seja uma marca cada vez mais presente na vida das pessoas, e ao mesmo tempo asseguram eficiências materiais e ambientais significativas. Os nossos esforços para alargar e modernizar a nossa rede foram publicamente reconhecidos num inquérito independente da Ookla®, em 2021, que distinguiu a NOS como a rede móvel mais rápida em Portugal. Dedicámos recursos significativos na preparação da nossa rede para o lançamento do 5G, e mesmo antes de ser realidade, a NOS colocou em prática um conjunto alargado de iniciativas pioneiras nas mais diversas áreas da sociedade, que permitiram testar a tecnologia, abrindo caminho para uma sociedade verdadeiramente digital.

Impulsionados pela nossa ambição de construir um futuro mais sustentável, queremos ser uma referência em práticas ambientais, sociais e de governança. Uma governança forte e sistemas de gestão responsáveis são centrais para a nossa cultura e representam as bases sobre as quais construímos as nossas ambições estratégicas e planos de ação eficazes. No que diz respeito à nossa estratégia de sustentabilidade, durante 2021 fizemos progressos significativos no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e na adoção dos princípios do Pacto Global, tendo-nos comprometido com uma série de objetivos de curto e médio prazo ainda mais ambiciosos.

Em termos de ambição para as alterações climáticas, tornámo-nos o único membro fundador português da European Green Digital Coalition, um movimento que reúne empresas líderes de TI e telecomunicações com uma missão comum de alcançar a neutralidade carbónica até 2040. Reiterámos ainda mais o compromisso de reduzir a nossa pegada de carbono com a nossa primeira submissão e validação de Science Based Targets em 2021, visando uma redução de 90% nas emissões próprias (âmbito 1 e 2) e uma redução de 30% nas emissões da cadeia de valor (âmbito 3) até 2030, em comparação com a base de referência de 2019.

Para atingir os nossos objetivos, já estamos a tomar ações concretas e mensuráveis: aprovámos o fornecimento de 100% de toda a eletricidade consumida na nossa operação própria a partir de fontes de energia renováveis até 2022 e identificámos, e já começámos a implementar, medidas para reduzir estruturalmente o consumo de energia, como um roadmap para a eletrificação completa da frota até 2030 e várias iniciativas direcionadas às emissões de redes e data centres. Desde o início de 2021, estamos também a compensar voluntariamente as emissões de carbono inevitáveis da frota própria, através de um projeto de reflorestação, em zonas devastadas por incêndios.

Continuamos a inovar com o lançamento de ofertas mais amigas do planeta. Entre as várias iniciativas desenvolvidas em 2021, destaque para os serviços de TV e Internet de auto instalação, para a nova gama de equipamentos recondicionados com garantia NOS, para o programa de vouchers para troca de telemóveis e ainda para a introdução de plástico 100% reciclado nos novos cartões SIM, embalagens e caixas de equipamentos, que contribuem para melhorar os nossos níveis de circularidade.

Acreditamos, firmemente, no poder da tecnologia para impulsionar a transformação económica sustentável e a participação amplamente acessível e inclusiva na sociedade. Como agente-chave de mudança para práticas mais sustentáveis, queremos transformar vidas por meio da capacitação digital, garantindo um acesso mais democrático a serviços de banda larga e promovendo programas de literacia e competência digital, que ajudarão os consumidores e empresas a aproveitar ao máximo esse potencial transformador. Guiados por esta ambição, criámos os alicerces para um amplo programa de responsabilidade social, que tem como foco o desenvolvimento de competências digitais, principalmente entre os segmentos mais vulneráveis da população.

Estamos também focados em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde as pessoas se sintam bem. Reforçámos os nossos programas de recrutamento e o envolvimento proativo com escolas e universidades, para incentivar mais mulheres a adotarem carreiras em áreas relacionadas com STEM. O nosso compromisso está materializado na Carta para a Diversidade e Inclusão, e em iniciativas como a participação ativa na comunidade Portuguese Women in Tech e a colaboração com o projeto Engenheiras Por Um Dia. Vimos o nosso trabalho reconhecido com a inclusão, pela primeira vez, no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI) 2022, o reputado índice de mercado independente que acompanha o desempenho de empresas públicas, comprometidas com a transparência nos relatórios de dados de género.

Algumas palavras sobre este relatório. Estamos a apresentar pela primeira vez um relatório integrado de gestão e sustentabilidade, que combina a forma como organizamos e governamos o nosso negócio, com os nossos ativos estratégicos e diferenciadores, e com a forma como criamos valor a longo prazo para os nossos acionistas, clientes, colaboradores, parceiros e para a sociedade em geral. O nosso objetivo é fornecer um relatório integrado da nossa organização e uma base sólida para que todos os stakeholders avaliem o nosso desempenho, fornecendo mais evidências do nosso compromisso em envolvermo-nos abertamente com todos os stakeholders.

Para terminar, gostaria de apresentar os meus sinceros agradecimentos a toda a Equipa NOS e à Comissão Executiva, por concretizarem, todos os dias, aquela que é a nossa visão, e pelo importante contributo que deram na concretização dos nossos objetivos estratégicos. Agradeço aos nossos clientes, fornecedores, parceiros e acionistas pela confiança, e ao Conselho de Administração e Órgãos Sociais pela orientação sólida e apoio unânime ao longo do ano.

Miguel Almeida