20 de outubro de 2022
PROJETO ZER01 LEVA AULAS DE COMPUTAÇÃO A MAIS DE 400 ALUNOS

A NOS e a ENSICO juntaram-se para criar o Projeto ZER01, uma iniciativa que tem como objetivo
levar o ensino da Computação às escolas do País. A disciplina será ensinada ao longo de todo o ano
letivo em sete escolas portuguesas, abrangendo mais de 400 alunos.
A Computação é a base científica que explora
o poder dos computadores. Permite
desenvolver o pensamento lógico, a
capacidade de resolução de problemas e
estimula a criatividade. É um corpo de
conhecimento, independente do uso de
máquinas, que pretende dotar as crianças e
jovens de competências para atuarem como
criadores e empreendedores, acompanhando
as mudanças e as tendências sociais,
económicas e tecnológicas.
O pensamento computacional inclui a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a
análise de algoritmos e o desenvolvimento de processos, de forma integrada, contribuindo para uma
melhor capacidade de aprendizagem de outras matérias fundamentais, como a Matemática e a
Língua Portuguesa, e para a melhoria do desempenho escolar dos alunos.
O ensino da Computação às crianças e jovens em idade escolar é, assim, uma oportunidade ímpar
para causar um impacto significativo no sucesso e inclusão das novas gerações.
“A NOS entende que o ensino da Computação contribui para o desenvolvimento de competências,
para a igualdade de oportunidades das crianças e jovens e para aumentar o sentimento de
excelência e a capacidade de cada um. Entendemos ser muito relevante que as crianças e os jovens
aprendam a pensar computacionalmente, estando desta forma melhor preparados para a inserção
na sociedade, através de uma definição clara e atempada da sua vocação”, adianta Margarida
Nápoles, Diretora de Comunicação Corporativa da NOS.
Luís Neves, cofundador e Presidente da ENSICO, adianta que “a computação é mais um reflexo da
imaginação, criatividade e capacidade humanas. É a base científica que permite explorar o poder
das máquinas. E é esse conhecimento, essa essência, aquilo que pretendemos oferecer às crianças
e aos jovens através do Projeto ZER01. O apoio da NOS vem reforçar a abrangência nacional para
o corrente ano letivo. Além dos alunos e escolas envolvidas no Projeto ZER01, o plano da ENSICO
já totaliza 18 escolas, 100 turmas e cerca 2.500 alunos, permitindo levar o ensino da computação do
litoral até ao interior e do Norte ao Sul do território nacional, sem esquecer que estamos a trabalhar
para em breve chegar às ilhas. Este é um movimento sem paralelo em Portugal, para o qual as
autarquias começam a despertar, por vontade das escolas e ao abrigo da autonomia que a lei lhes
concede e, simultaneamente, pela pressão dos pais cada vez mais conscientes da necessidade do
acesso generalizado a uma educação de qualidade em computação”.
Esta inciativa, com um forte impacto social, arrancou no início do presente ano letivo, envolvendo 18
turmas de sete escolas distintas, entre as quais estão quatro do Agrupamento de Escolas de São
João da Pesqueira, em plena zona duriense. Além destas, também duas do Agrupamento de Escolas
n.º 1 de Gondomar e uma escola em Tires, pertencente ao Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo
de Azevedo, já estão a ter aulas de Computação num regime semanal.
O Projeto ZER01 não envolve apenas alunos, mas também professores. As aulas são lecionadas
por Master Teachers licenciados em Matemática, Educação Básica, Engenharia Informática ou
Ciências da Computação, recrutados especificamente para o efeito e abrangidos por um plano de
formação para poderem fazer parte do projeto.
Com a ambição de fazer crescer o Projeto ZER01 estão previstos workshops em outras escolas, com
o objetivo de demonstrar a professores, alunos e encarregados de educação os benefícios
associados à aprendizagem desta disciplina. Ainda neste primeiro período do ano letivo irão realizarse, em parceria com a Associação Bagos D’Ouro, quatro workshops sobre esta temática, de forma
a fazer chegar o ensino da computação a cada vez mais alunos. A Bagos D’Ouro é uma ONG que
acompanha crianças e jovens desfavorecidos em contexto escolar da região duriense.
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