Termos e Condições

Publicidade nas Gravações Automáticas

 

Ao utilizares a funcionalidade das gravações automáticas poderá ser apresentado um anúncio publicitário antes do programa começar. Será um e apenas um anúncio sempre muito curto, no máximo 30 segundos.

Nem todas as gravações automáticas terão anúncios. As que tiverem, garantimos que o anúncio só aparece no início da gravação automática, nunca a meio ou no fim.

Reforçamos, que os anúncios publicitários estão sujeitos a regras muito restritas que garantem sempre a melhor experiência de utilização do serviço TV da NOS.

Podes escolher ver anúncios direcionados ao teu perfil, tendo por base a tua utilização da TV, se optares pela publicidade personalizada. Se não optares pela publicidade personalizada, ser-te-ão apresentados anúncios genéricos.

 

Consulta aqui os termos de utilização dos serviços de TV da NOS, incluindo a funcionalidade das gravações.

Em que consiste a apresentação de publicidade nas gravações?

A funcionalidade das gravações inclui, em determinados conteúdos e canais, a apresentação de publicidade antes da visualização do conteúdo selecionado pelo cliente.

Os anúncios apresentados terão conteúdo genérico ou poderão ser adequados aos interesses e preferências do cliente, caso este opte por receber publicidade personalizada.

A apresentação de publicidade personalizada, para ser ativada, depende sempre do consentimento prévio do cliente para o tratamento de dados pessoais necessário à sua execução.

A utilização da funcionalidade das gravações implica, necessariamente, a opção, por parte do cliente, de visualização de publicidade genérica ou personalizada.

Como funciona a publicidade nas gravações?

A exibição de anúncios publicitários na funcionalidade das gravações tem por base o recurso a uma plataforma tecnológica, desenvolvida em cooperação entre os principais operadores de distribuição de televisão por subscrição, que permite a cada operador, de forma autónoma e independente, entregar publicidade aos respetivos clientes, genérica ou personalizada, em função da opção de cada cliente.

Os critérios para a segmentação de publicidade e as categorias de dados utilizadas, assim como as condições técnicas e medidas de segurança aplicadas à plataforma tecnológica, são definidos no âmbito da cooperação desenvolvida, sem que haja qualquer partilha entre os operadores ou com os anunciantes e canais de televisão de dados pessoais dos respetivos clientes.

A utilização da funcionalidade das gravações implica o tratamento de dados pessoais por parte da NOS. A opção pela publicidade personalizada assentará no consentimento específico e informado do cliente para esse fim, sendo que a todo o momento esse consentimento poderá ser retirado pelo cliente. Se o cliente não optar pela publicidade personalizada, receberá publicidade genérica e serão tratados alguns dados pessoais exclusivamente destinados à prestação do serviço de gravações automatizadas, sem análise de dados de utilização para efeitos de segmentação/criação de perfis.

Que informação de cliente é tratada e para que finalidade?

Publicidade Genérica: serão apenas tratados, por razões de ordem técnica inerentes ao bom funcionamento da funcionalidade das gravações, o canal, a categoria e subcategoria do conteúdo a visualizar e os anúncios visualizados.

Publicidade Personalizada: por forma a adequar a publicidade ao perfil de utilização do cliente, adaptando-a, assim, aos seus interesses, serão tratados os seguintes dados:

  1. Dados de Conta e Identificação do cliente, tais como dados de faturação, código postal da morada de instalação (zona geográfica do serviço)
  2. Dados de Utilização do Serviço TV, tais como data e hora de utilização, tempos de visualização, canais visionados, programas visionados, frequência da utilização, segmentos associados ao cliente e os anúncios visualizados.

Em nenhuma circunstância serão apresentados anúncios baseados em categorias sensíveis, como raça, religião, orientação sexual ou saúde.

Para as finalidades relacionadas com a publicidade, os dados pessoais serão tratados pela NOS de forma pseudonimizada, garantindo a segurança acrescida dos dados.

Para a prestação da funcionalidade das gravações, os seus dados serão tratados designadamente para a realização das seguintes finalidades:

  • Investigação e tratamento de informação analítica - segmentação de clientes
  • Apresentação de publicidade personalizada não-linear na TV
  • Prestação de serviço de gravações na TV.
Durante quanto tempo é guardada a informação de cliente?

Caso tenha optado por publicidade personalizada, os dados recolhidos serão conservados pelo período máximo de 3 meses ou até que retire o seu consentimento, o que poderá fazer a todo o tempo, selecionando a opção respetiva a partir da sua box, da app NOS ou acedendo à Área de Cliente.

Quando não opte pela publicidade personalizada, os dados são conservados por um período de duas semanas, acrescido do prazo estritamente necessário para permitir controlar os anúncios visualizados, incluindo o número de anúncios máximo a apresentar por cliente (capping).

Com quem é partilhada a informação de cliente?

Os seus dados podem ser transmitidos a subcontratantes para que estes os tratem em nome e por conta da NOS. Neste caso a NOS tomará as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular dos dados, celebrando com estes Acordos de Tratamento de Dados que asseguram o cumprimento, por estes, de todas as regras destinadas a proteger a privacidade e a proteção de dados pessoais dos seus clientes. Em particular, todos os dados pessoais recolhidos para fins de publicidade são processados pelos parceiros(s) contratado(s) para este fim (onde se inclui a Accenture), numa plataforma tecnológica criada especialmente para o efeito.

Como medida de segurança do tratamento, será garantida a anonimização prévia de toda a informação enviada ao(s) parceiro(s) para os referidos fins, os quais ficarão igualmente vinculados ao cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais aplicável. De igual forma, não haverá acesso a quaisquer dados não anonimizados por parte de terceiros, onde se incluem os anunciantes e canais de televisão.

Quais são os direitos dos clientes?

É garantido ao cliente o direito de acesso, retificação, oposição, apagamento, limitação e portabilidade dos seus dados pessoais. O exercício dos direitos pode ser solicitado para:

  1. NOS - DPO
    Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600-404 Lisboa ou para o endereço de email dpo.privacidade@nos.pt

  2. NOS Comunicações, S.A.
    NOS Privacidade - Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600-404 Lisboa ou cliente.privacidade@nos.pt ou ainda através do n.º 800 109 300

  3. NOS Madeira Comunicações, S.A.
    NOS Madeira - Privacidade - Rua Estados Unidos da América, Nº 51, 9000-090 Funchal ou cliente.privacidade@nosmadeira.pt

  4. NOS Açores Comunicações, S.A.
    NOS Açores - Privacidade - Avenida Antero de Quental n.º 9 C-1º Ponta Delgada, 9500-160 Ponta Delgada ou cliente.privacidade@nos-acores.pt

Em particular no que respeita a apresentação de publicidade personalizada, o cliente pode, a qualquer momento, de forma simples e não onerosa, retirar o consentimento prestado para este fim, selecionando a opção respetiva a partir da sua box, da app NOS ou acedendo à Área de Cliente. Nesse caso, continuará a receber publicidade ainda que genérica. A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

Onde posso obter mais informação sobre o tratamento de dados pessoais da NOS?

O cliente pode obter informação completa e atualizada sobre a política de privacidade e tratamento de dados pessoais da NOS, disponível em www.nos.pt/privacidade, nomeadamente quanto às categorias de dados tratados, às finalidades e legitimidade para o tratamento, aos prazos de conservação e ao exercício de direitos, e poderá contactar o Encarregado da Proteção de Dados, através do email dpo.privacidade@nos.pt.