top gun 5g

5G traz Top Gun: Maverick a Portugal

“Top Gun: Maverick” foi lançado em Portugal de forma pioneira, com o realizador Joseph Kosinski a “viajar” em 5G até Lisboa.

7 de junho 2022

Trinta e seis anos depois da estreia de “Top Gun”, os “Ases Indomáveis” estão de volta ao grande ecrã. Mas desta vez com uma diferença: à velocidade dos caças, junta-se a velocidade do 5G, que permitiu fazer o lançamento do filme em Portugal de uma forma nunca vista.

Foi no Alvaláxia, em Lisboa, que a NOS realizou a primeira viagem holográfica internacional em 5G em Portugal. Graças à tecnologia, foi possível “transportar” o realizador de “Top Gun: Maverick” de Londres para Lisboa. Esta “viagem” permitiu a Joseph Kosinski percorrer em milisegundos os mais de 1500 km que separam as duas cidades. A velocidade NOS 5G foi o que tornou possível a realização deste “press junket” exclusivo e nunca antes feito, quer a nível nacional, quer internacional, e que o realizador interagisse, em tempo real e sem falhas, com os jornalistas portugueses.



“A NOS deu mais um importante passo na concretização do 5G em Portugal. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias, aproximar pessoas e tornar real o que até agora parecia impossível. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para proporcionar este tipo de experiências que trabalhamos todos os dias”, diz Jorge Graça, CTO da NOS.

Fazer o que ninguém fez: os desafios da produção desta “viagem”

Para que esta operação holográfica fosse possível, foi necessária uma logística que envolveu mais de 100 pessoas. No Reino Unido, foi montado um cenário de palco composto por Vantablack, a substância mais escura do mundo, que é capaz de absorver mais de 99,9% da luz, e as imagens foram captadas com uma câmara 4K HD. Em Portugal, essas imagens foram transmitidas em Full HD 1080, recorrendo-se aos mais sofisticados codecs HD de alta velocidade, cada um capaz de codificar e descodificar cerca de 50 a 60 frames por segundo em menos de 75 milisegundos.

Este projeto implicou mais de 120 horas de montagens e instalações técnicas e, para a sua realização, a NOS contou com o apoio da Musion, especialista em tecnologia holográfica, da Paramount US e da Paramount EMEA.

avião Top Gun holograma


“Adoro desafios como o que a NOS me deu neste evento. Tivemos dramas até um minuto antes! Mas é isso que nos mantém vivos, que mantém a novidade. E nós temos um maior apetite por fazer mais coisas juntos, por inovar e levar a tecnologia até ao limite”, diz-nos Ian O’Connell, Diretor da Musion.

O cinema que aí vem: como a tecnologia vai mudar o grande ecrã

Em tempos, as idas ao cinema eram quase rituais semanais para muitas pessoas. No entanto, o advento dos serviços de streaming e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19 fizeram com que o público passasse a consumir mais conteúdos on-demand, em casa.

Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, em abril de 2022 foram registados 862 mil espectadores. Quando comparado com o mesmo período de 2019, onde foram contabilizados 1,5 milhões de espectadores, são menos cerca de 638 mil pessoas. Contudo, o regresso dos portugueses às salas de cinema já é bem visível: de março para abril deste ano houve mais 194 mil pessoas a ver filmes no grande ecrã.

E o futuro do cinema é cada vez mais promissor: a chegada do 5G, que traz novas possibilidades na realização e na exibição dos filmes, aliada às inovações tecnológicas como o IMAX, o 4DX ou o Screen X, vai ajudar a elevar ainda mais a experiência cinematográfica.

Mais e melhores filmes: como o 5G vai trazer mais opções de escolha

A alta velocidade (10 vezes superior à do 4G) e a latência praticamente inexistente do 5G permitem transferir enormes ficheiros de vídeo rapidamente e de qualquer local. Esta mais-valia irá permitir agilizar a produção cinematográfica, já que os realizadores terão a possibilidade de, no imediato, ver as filmagens realizadas. Além de isto possibilitar aos estúdios produzirem mais filmes com um menor orçamento - dando às audiências mais opções de escolha - também facilita a realização de filmes sobre eventos atuais, enquanto ainda são relevantes.

Experiências de realidade mista permitem criar filmes mais imersivos

Tecnologias como Realidade Virtual e Realidade Aumentada, que já começaram a ser utilizadas em pequena escala, ganham com o 5G todo o seu potencial. A largura de banda extra que o 5G disponibiliza irá dar aos realizadores a possibilidade de criarem filmes cada vez mais imersivos, que ponham a audiência em destaque.

audiência Top Gun


Como afirma Luís Nascimento, Administrador Executivo da NOS, “quando temos que convencer os portugueses a voltarem ao cinema, isso tem de ser pela experiência que conseguem ter. E quanto mais o filme alavancar nessa experiência, melhor.”

Às salas de cinema, a velocidade e latência praticamente nula do 5G irão dar a capacidade de exibir estes filmes com toda a qualidade.

Interatividade e imersão: os espectadores também são atores

E se, ao ver um filme, conseguisse sentir tudo o que os atores sentem? Um abraço, um toque, um murro ou um tiro (tudo de forma segura, é claro). A háptica, ou seja, a resposta tátil dos ecrãs de smartphones ou dos comandos de consolas, que confere maior realismo aos jogos, a par das realidades mistas, vem tornar a experiência cinematográfica ainda mais imersiva e interativa.

O conceito é simples: os espectadores podem utilizar, por exemplo, um colete háptico que dá feedback físico ao mesmo tempo que o filme decorre. Esta realidade, que tem todo o potencial para revolucionar a forma como se experiencia o cinema, só é possível com a grande velocidade e latência quase nula que o 5G providencia.

Indo ainda mais longe, será possível ao espectador ver-se como um ator no filme e interagir com as restantes personagens. A tecnologia de digitalização e a captura de alta resolução permitem inserir uma reprodução digital 3D do espectador no filme a que está a assistir. Mas, para concretizar isto em tempo real, é preciso uma grande largura de banda e só o 5G fornece a velocidade e estabilidade necessárias.

Combinados, os equipamentos hápticos, as tecnologias de digitalização e captura de alta resolução e a Inteligência Artificial interativa - todos suportados pela rede de quinta geração - permitem criar uma experiência única e realista para os espectadores, que poderão interagir com as personagens dos filmes em tempo real.

Conteúdos exclusivos que elevam a experiência cinematográfica

Chamar os espectadores de volta às salas de cinema também implica providenciar experiências além do filme. Com a rede 5G, as distribuidoras têm a possibilidade de transmitir a todos aqueles que vão ao cinema conteúdos exclusivos antes e depois dos filmes, acrescentando valor à experiência in loco. Foi o caso, por exemplo, do lançamento de “Top Gun: Maverick”. Este tipo de evento, que agora foi uma novidade, poderá, rapidamente, tornar-se a norma nas estreias de cinema.

“Acho que essa experiência [lançamento do filme] traz duas coisas: traz uma componente tecnológica e de inovação que acho que vai ajudar a tornar o filme ainda mais relevante, e é mais um passo na concretização do 5G. Porque não só aproxima pessoas, como democratiza o conceito do acesso à informação, que é obviamente um dos nossos objetivos”, diz Luís Nascimento, Administrador Executivo da NOS.

As possibilidades do 5G são infinitas e o entretenimento é uma das áreas que vai beneficiar largamente das vantagens desta rede. Ir ao cinema passará a ser muito mais do que umas horas a ver um filme no grande ecrã. Irá ser uma verdadeira experiência, impossível de replicar em casa, em que, mais do que apenas conhecer uma história, o espectador poderá fazer parte dela.

Share this

Artigos Relacionados

  • Realidade Aumentada: o próximo nível do gaming

    Gaming 5G

    Realidade Aumentada: o próximo nível do gaming

    ogos multiplayer em realidade aumentada e 3D streaming: com o 5G estas tecnologias são uma realidade.

  • Fizemos a 1ª Praia 5G na Costa de Caparica

    Eurekathon

    Fizemos a 1ª Praia 5G na Costa de Caparica

    Pés na areia, toalha estendida, dias de verão que não acabam. Na Costa da Caparica, a NOS revelou a primeira Praia 5G.

  • Guia de bolso para quem precisa de saber tudo sobre o futuro com o 5G

    redes

    Guia de bolso para quem precisa de saber tudo sobre o futuro com o 5G

    Com o 5G vamos poder fazer o que ninguém fez. Este guia ajuda a perceber as mudanças que estão a chegar.