hospital 5G

Inovação em turismo - 10 novidades na forma como vamos viajar

Do aeroporto ao destino, dos hotéis aos monumentos e atrações, o 5G vai mudar completamente o turismo e a forma como viajamos.

4 de Agosto 2021

Apesar das grandes disrupções vividas no último ano, estima-se uma retoma no sector do turismo e uma revolução na forma como navegamos num mundo cada vez mais seguro. Destino escolhido? Malas feitas? Então aperte o cinto, recoste-se na cadeira e prepare-se para viajar de uma nova forma. O 5G vai ajudar à transformação digital no turismo. Mostramos-lhe aqui 10 mudanças que vão tornar as viagens mais simples, acessíveis e, acima de tudo, mais envolventes e memoráveis.

1. Aeroportos inteligentes.

As reservas de viagem e hotel - feitas no smartphone 5G, mais rápido do que o computador, para não perder vagas ou promoções - já estão guardadas na cloud, não precisa de imprimir papéis. É tempo de partir e num aeroporto 5G tudo é mais fácil, com robôs que facilitam o check-in, garantem a segurança no terminal, fazem limpeza ou chegam a levar comida até si, como já acontece no aeroporto internacional de Filadélfia. O robot desenvolvido pela Vespa utiliza smart following technology, para saber onde o encontrar e lhe entregar uma refeição, evitando que faça longas caminhadas, se perca ou atrase. No seu wearable terá informação instantânea do estado do voo ou mapas interativos para chegar à porta de embarque a tempo e horas. Bagagens perdidas a caminho de outro país? Isso é coisa do passado, pois com o 5G saberá imediatamente onde estão através da utilização de sensores nas malas e de transporte robotizado.

2. Melhor internet nos aviões.

Já viu todos os filmes disponíveis no entretenimento a bordo? O 5G poderá ajudar à melhoria da experiência de internet, trazendo mais velocidade a grandes altitudes. Seja para se entreter e à família com streaming de vídeo nas longas horas do voo, para um jogo online ou para responder a emails de trabalho, a quinta geração móvel vai garantir as comunicações em terra, mas também vai contribuir para as ligações acima das nuvens. Será um ponto a procurar na altura de escolher a companhia aérea, que também vai ajudar ao desenvolvimento do turismo.

3. Hotéis conectados e conforto personalizado.

Hotéis conectados e conforto personalizado

Algumas pessoas questionam-se sobre a segurança da internet nos hotéis, mas a grande maioria usa precisamente o Wi-Fi como critério de escolha. A rede 5G vai permitir aos hotéis fornecerem internet ainda mais rápida e segura, mesmo que estejam lotados de turistas a partilharem vídeos dos mergulhos na piscina. Entrar no quarto sem chave ou cartão, regular a temperatura do ar condicionado pelo smartphone ou preparar um banho de imersão ainda no elevador são inovações que vão passar a ser comuns nos hotéis com a tecnologia 5G. E num pequeno ecrã na parede ou mesmo no espelho, terá informação atualizada de serviços ou sugestões de atividades e passeios com horários pensados, com base nos seus gostos e interesses.

4. Mapas que mostram mais do que estradas.

Encontrar o caminho numa cidade estranha e chegar àquele monumento que queremos mesmo visitar já foi facilitado pelo 4G, mas vai ter melhorias muito significativas com a próxima geração de rede móvel. A rede acompanha o nosso percurso com indicações ainda mais precisas e informação real time de transportes. Em locais fechados e ruas apertadas, o 5G também ajuda a melhorar a localização e a navegação, a encontrar a porta escondida e a direção certa. E se estivermos à aventura, as sugestões de outros pontos de interesse também vão surgir no nosso smartphone, de forma personalizada. A qualquer momento podemos fazer a descoberta inesperada de um local incrível fora das principais rotas turísticas e ter memórias únicas.

5. Transportes com que hoje só sonhamos.

A tecnologia 5G promete revolucionar a mobilidade. Ganham os habitantes de uma cidade ou país, mas também os turistas, que beneficiarão de cidades com gestão inteligente de trânsito e transportes. Porque tudo é sensorizado e a informação acontece em real time, não precisa de correr para apanhar aquele autocarro ou comboio, ou de chegar meia hora mais cedo a um local, só para prevenir eventuais atrasos. Até a compra de bilhetes será muito mais rápida e intuitiva, 100% digitalizada, paperless. Em carros de aluguer, o 5G pode tornar o processo de recolha totalmente automático e mais livre e os sistemas de navegação melhorados com guias e sugestões. Os carros autónomos vão ser uma realidade, com as vantagens do 5G a sentirem-se também no turismo, com o surgimento de táxi sem condutor ou com a maior facilidade de usar um carro de aluguer numa cidade ou país que não conhecemos.

6. Ser o nosso próprio guia.

Com o smartphone conectado por 5G, poderemos ser guias turísticos de nós próprios, chegar a todo o lado facilmente. Com uma app podemos ver os tempos de espera para um museu ou monumento e planear o dia com mais informação disponível. Os próprios locais turísticos podem gerir melhor a ocupação, com sistemas de entrada mais simples e informações ou atualizações instantâneas.

7. Entrar na História.

Entrar na História

A velocidade das ligações 5G abre a porta às visitas verdadeiramente imersivas em monumentos e outros espaços culturais, graças à realidade virtual e aumentada. Bastará apontar o telemóvel para uma praça, para um edifício ou para a vista de um miradouro e a História acontece de novo. Com uma simples app, uma ruína pode reerguer-se no ecrã ou nos óculos de realidade virtual e revelar a fortaleza que já foi, um salão de festas mostra os bailes reais de outros tempos, uma cidade vibrante apresenta a sua evolução desde a Pré-história à frente dos nossos olhos. Em Inglaterra, isso já foi testado nas Termas Romanas de Bristol, onde os visitantes apontavam o telemóvel e viam o local como no seu auge, há 2.000 anos.

8. Saber tanto quanto um habitante local.

Com a rede 5G a cobrir um país, todos podemos ser aventureiros. A transformação digital no turismo leva a que os locais mais remotos ou menos conhecidos estejam conectados. Conseguimos explorar mais a fundo a cultura, a arte, a gastronomia e as tradições de toda uma região. O 5G ajuda-nos a fugir do óbvio, a alargar ainda mais horizontes durante as nossas viagens. E como a rede 5G torna mais rápidos e simples os pagamentos digitais, coisas que pagávamos em dinheiro como um souvenir ou uma bebida fresca, ou uma refeição num restaurante muito tradicional, passarão a ser pagas facilmente graças a apps. O pocket money estará no seu telemóvel.

9. Quebrar a barreira da língua.

Quebrar a barreira da língua

Escolher um prato num restaurante, negociar um preço ou simplesmente conversar com as pessoas na rua. Falar a língua de outro país é um entrave que vai desaparecer com o 5G, com tradutores automáticos de voz em tempo real. Basta dar um auricular à pessoa com quem queremos comunicar, cada um fala a sua língua, e todos se entendem. Um exemplo são os auriculares Timekettle, que para já suportam 40 línguas e 93 pronúncias quando estão ligados à net. Com a velocidade e latência do 5G vamos conseguir falar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, mesmo em grupos ou conferências com várias nacionalidades presentes, sem quebras ou silêncios.

10. Tornar fácil o que parece inatingível.

Gostava de ir ao espaço, visitar o fundo do mar? A realidade virtual torna isso possível com o 5G. Colocamos uns óculos VR e podemos quase sentir o que nos rodeia, ficar boquiabertos ao experimentar a gravidade zero dentro de um shuttle espacial ou quando nos aproximamos da cratera de um vulcão prestes a entrar em erupção. Também as visitas virtuais a museus e outros locais turísticos vão transformar-se em visitas ‘reais’ à distância, com as inovações da rede 5G.

A quinta geração móvel vai trazer novidades a todos os sectores. Turismo e tecnologia trazem uma nova era de experiências mais ricas, que acrescentam emoção às viagens. A NOS aposta no poder revitalizador da tecnologia 5G em Portugal, na sociedade e na economia, e trabalha para entregar as melhores soluções aos clientes, para que aproveitem todas as potencialidades do 5G e façam o que ninguém fez.

Share this

Artigos Relacionados

  • Descubra como a praia 5G vai garantir o seu lugar ao sol

    hospital 5G

    Descubra como a praia 5G vai garantir o seu lugar ao sol

    Pés na areia, toalha estendida, dias que parecem não acabar. O 5G vai fazer da praia o lugar onde tudo acontece.

  • 5G: O salto após três séculos de evolução tecnológica

    Luis Neves GESI

    5G: O salto após três séculos de evolução tecnológica

    Três séculos depois, o 5G é o 'combustível' da nova revolução à escala mundial.

  • As cidades e o 5G

    Gerd Leonhard

    As cidades e o 5G

    Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, dá a sua visão sobre as cidades, e como podem ser melhoradas, mais inteligentes, com 5G.