praia 5G

Fizemos a 1ª Praia 5G na Costa de Caparica

Pés na areia, toalha estendida, dias de verão que não acabam. Na Costa da Caparica, a NOS revelou a primeira Praia 5G.

30 de julho 2021

Verão é sinónimo de praia, de banhos de sol e de mar, de bebidas frescas na esplanada e bolas de berlim na toalha. A praia é o centro das férias para a maioria das pessoas, e a Praia 5G, que liga tudo e todos, mais segura, limpa e interativa já é uma realidade em Portugal, com a NOS.

É tempo de todos mostrarmos do que somos capazes. É tempo de transformar, de inovar. Na Costa da Caparica, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, a NOS instalou a rede 5G em 5 km de areais, e demonstrou todas as potencialidades que a quinta geração móvel traz às zonas costeiras, no verão ou em qualquer outra altura do ano. A praia Tarquínio-Paraíso é a primeira Praia 5G em Portugal.

Conectividade 5G garantida, até numa praia cheia

É tempo de chegar melhor a todo o lado e ir à praia vai ser muito mais fácil com a quinta geração móvel. A navegação na estrada será melhorada pela aplicação de inteligência na gestão do trânsito, o estacionamento será facilitado por apps que dirão onde há um lugar livre para deixar o carro e até a escolha da praia pode ser mais certeira, com analytics de ocupação que permitem identificar a praia menos lotada de todas.

E já com os pés na areia quente e a toalha debaixo do braço, as inovações da tecnologia 5G vão ajudar a encontrar a zona mais livre, os amigos que já lá estão, o chapéu de sol da tia que afinal é igual a outros mil. Se a praia estiver cheia, a ligação 5G garante que todos permaneçam conectados a uma internet com velocidade mais rápida, capaz de suportar todas as fotos de Instagram e vídeos do Tik Tok para fazer inveja aos colegas do trabalho.

" A rede 5G suporta um milhão de dispositivos por km2, mas também ajuda a descobrir aquela praia quase deserta para estarmos à vontade”

Entretenimento sem limites, real e virtual

Voleibol, raquetes, mergulhos… filmes, gaming. Com a velocidade da rede 5G, todo o entretenimento pode ir connosco para a praia através de streaming de muito alta definição. Nunca mais vamos ter de sair mais cedo a tempo de ver aquela final, e o filme fica ainda mais romântico com as ondas a bater ao fundo.

É tempo de inspirar, mas também de encontrar os parceiros certos, os amigos para a vida. O gaming 5G, com a ajuda da realidade virtual e aumentada, vai transportar-se para as dunas e falésias. Se o mar não está bom, as aulas de surf começam com óculos VR, que podem ser usados para assistir a um campeonato como se estivéssemos ao pé do nosso ídolo das ondas.

A praia 5G é mais limpa e segura

A nova rede móvel vai ajudar o ambiente, e nas praias isso consegue-se com sensores que controlam a qualidade da água e drones que detetam lixo no areal e no mar, para preparar uma ação de limpeza robotizada. Estes mesmos drones também garantem a segurança das pessoas e são capazes de dar apoio em situações de emergência, na areia ou no mar. A praia 5G será mais acessível, segura, limpa e interativa para todos.

Uma bola de berlim mesmo a calhar

Ter uma bebida fresca ou uma bola de berlim a cair-nos na toalha a meio da tarde é um sonho que muitos temos às vezes, e é tempo de tentar fazer disso realidade com drones 5G. Para já, temos a certeza de que a conectividade da nova rede móvel vai permitir encomendar snacks e bebidas mais facilmente do bar da praia ou de quem vende no areal, e conseguimos até controlar melhor as filas.

" Uma bola de berlim que cai do céu para a nossa toalha? É tempo de fazer desse sonho realidade”

Conheça tudo sobre a primeira praia 5G. Entre na tour virtual abaixo, navegue pela foto 360º e descubra como vão ser os seus dias de Verão na praia do futuro.

Para uma melhor visualização clique no canto superior direito para aceder à tour virtual em fullscreen

As vantagens de ter uma praia conectada por 5G são inúmeras. O 5G vai trazer uma maré cheia de inovações que será a realidade das praias portuguesas assim que a nova rede estiver disponível.

A NOS demonstrou na Costa de Caparica as potencialidades da quinta geração num dia quente de verão, e encontra os parceiros certos para entregar os melhores serviços móveis 5G. Além da primeira Praia 5G, a NOS transformou o Estádio do Sport Lisboa e Benfica no primeiro Estádio 5G em Portugal, onde 65 mil pessoas podem vibrar ainda mais com o futebol. Também o primeiro Hospital 5G, numa parceria da NOS com o grupo Luz Saúde, leva conectividade e inovação aos tratamentos médicos. Quem faz, leva o mundo atrás, e a NOS, com o 5G, já está a fazer.

Share this

Artigos Relacionados

  • Inovação em turismo - 10 novidades na forma como vamos viajar

    turismo

    Inovação em turismo - 10 novidades na forma como vamos viajar

    Do aeroporto ao destino, dos hotéis aos monumentos e atrações, o 5G vai mudar completamente o turismo e a forma como viajamos.

  • Tecnologia e energia lado a lado por um mundo mais verde

    sustentabilidade

    Tecnologia e energia lado a lado por um mundo mais verde

    Enquanto o sector energético caminha para as renováveis, a tecnologia evolui para a eficiência. Já a rede 5G é o ponto alto desta transição.

  • 5G: O salto após três séculos de evolução tecnológica

    Evolução tecnológica

    5G: O salto após três séculos de evolução tecnológica

    Três séculos depois, o 5G é o 'combustível' da nova revolução à escala mundial. Mais do que um ganho tecnológico, permite transformar a sociedade.