porque comprar um smartphone 5g

Com o 5G já disponível, o que acontece ao 4G?

Os telemóveis antigos continuam a funcionar? Os smartphones 5G podem ser usados em qualquer lado? Sim, e sim: o 4G é um apoio na expansão da nova rede móvel.

5 de maio 2022

A quinta geração móvel evolui progressivamente em Portugal e tem na anterior rede 4G o complemento para essa expansão, que vai chegar a todo o lado. Com um smartphone 5G, consegue fazer facilmente uma videochamada ou descarregar um documento mesmo que a cobertura de rede passe para 4G. O 5G é uma rede móvel com vantagens para todos, sem ligações impossíveis, e a NOS garante sempre a entrega da velocidade máxima possível.

1. 5G vs 4G. Quais as diferenças?

A arquitetura da rede 5G faz com que seja muito mais rápida e eficiente, com um tempo de resposta quase inexistente. A velocidade chega facilmente a 1Gbps, 10x mais do que antes, e irá chegar a 10Gbps nos próximos anos. A diferença está na utilização de antenas mais pequenas - as chamadas small cells - e de uma distribuição melhorada do sinal, direcionado para onde os clientes 5G se encontram. Essa gestão instantânea não é afetada pela densidade de equipamentos: o 5G suporta até um milhão de dispositivos ligados por km2, muito acima do atual.

velocidade 5G

" Antenas discretas em mais locais e uma gestão do sinal em função das necessidades garantem ao 5G maior velocidade e menor latência, com mais equipamentos ligados ao mesmo tempo.

densidade 5G

Outra das vantagens do 5G face às gerações anteriores é a network slicing, a capacidade de a rede ser adaptada para um uso ou cliente específico. Aliada à latência, essa caraterística permite o aumento exponencial de dispositivos ligados e a expansão da Internet of Things (IoT), sejam eletrodomésticos em casa, dispositivos eletrónicos na rua, ou máquinas e outros equipamentos em fábricas e armazéns.

2. O 4G continua a ser imprescindível como suporte ao 5G

A rede móvel 4G está presente em praticamente todo o território - Portugal é, aliás, um dos países da Europa com melhor cobertura móvel - e vai continuar a funcionar normalmente e a assegurar comunicações e dados. Segundo a associação internacional GSM, a rede 4G ainda será responsável pela maioria das ligações móveis na Europa em 2025, tendo o 5G uma utilização de 35% nesse ano.

" Um smartphone 5G é perfeitamente compatível com as redes anteriores. E o 4G possibilita uma utilização tranquila quando se está fora da zona de cobertura 5G.

suporte 4G ao 5G

A rede 4G trouxe maior velocidade às comunicações, permitiu o crescimento das apps nos smartphones e a reprodução melhorada de vídeos. Esses atributos garantem agora a continuidade do serviço móvel - ainda que não tão rápido - enquanto a cobertura 5G se vai expandindo para fora dos centros urbanos.

Por outro lado, nos locais em que a cobertura de gerações anteriores ainda não tenha chegado, o investimento pode ser dirigido logo ao 5G. Sendo a rede do futuro, muito mais rápida, versátil e eficiente em termos energéticos, há países cujo atraso tecnológico em termos de comunicações móveis pode levar a que saltem etapas e apostem diretamente na rede 5G.

3. Smartphones 5G são mais versáteis. Trocar compensa

A continuidade da rede 4G também permite uma adoção gradual dos equipamentos 5G, para quem tem smartphone recente. Um estudo de 2018 divulgado pelo Wall Street Journal indicava que as pessoas mantêm o telemóvel cerca de três anos em média, o que significa que neste momento há ainda muitos utilizadores sem pressa de trocar. Mas quando o fizerem, sabem que um smartphone 5G é muito mais versátil e funciona com as gerações anteriores.

4. Como funciona quando se passa de 5G para 4G?

Com o 5G ativo no seu smartphone vai conseguir ter cobertura 5G um pouco por todo o país, com a certeza de que a rede móvel da NOS entrega sempre a velocidade máxima possível. Ao abrir um site, utilizar uma app ou descarregar fotografias será surpreendido pela rapidez das ligações. E se o smartphone ficar sem cobertura 5G, usa imediatamente o sinal 4G, ou até das redes anteriores. Vai apenas notar que fica mais lento se estiver a meio de um streaming ou download. Assim que voltar a ficar numa zona com cobertura 5G, o smartphone vai captar esse sinal.

" A transição do sinal no smartphone entre 5G e 4G, ou vice-versa, é imediata. Vai notar diferença se estiver a meio de um download, mas não precisa de fazer nada.

passagem de 5G para o 4G

O 5G destaca-se pela velocidade e por garantir mais equipamentos ligados, mas também graças a um tempo de resposta quase inexistente, que traz um efeito transformador à sociedade. A latência vai permitir usar melhor equipamentos de realidade virtual ou aumentada e abre o caminho para as cirurgias à distância, que vão salvar vidas, ou para os carros autónomos, que vão tornar a mobilidade mais eficiente e segura. E não é num futuro distante, já está a acontecer. A NOS, que tem a rede móvel mais rápida em Portugal, já demonstrou, com vários parceiros, que o 5G permite fazer o que ninguém fez em hospitais, escolas, portos e fábricas.

Share this

Artigos Relacionados

  • Cloud Pública para tornar global qualquer negócio

    cloud storage

    Cloud Pública para tornar global qualquer negócio

    A migração das empresas para a cloud é um passo seguro na transformação digital. Com a cloud pública, as sinergias reduzem custos, reforçam a segurança e melhoram as operações.

  • Eurekathon 2021: Desafiar os dados a tornar as cidades sustentáveis

    Eurekathon

    Eurekathon 2021: Desafiar os dados a tornar as cidades sustentáveis

    É na mente livre das novas gerações que a inovação mais fervilha, só precisa do desafio certo.

  • Afinal, como funciona o 5G?

    redes

    Afinal, como funciona o 5G?

    Já experimentou o 5G da NOS? Saiba como a velocidade é 10 vezes superior, mesmo com mais equipamentos ligados, e como chega ao seu smartphone a rede móvel mais rápida do país.

 

 

 

Queremos ser seu parceiro

Desenvolvemos soluções em conjunto e à sua medida para responder às necessidades da sua empresa