porque comprar um smartphone 5g

IoT torna negócios e cidades mais inteligentes com 5G

Com a rede móvel 5G, a Internet of Things liga todo o tipo de equipamentos e tem o poder de transformar as empresas e a vida nas cidades.

5 de maio 2022

A Internet of Things (IoT), Internet das Coisas, engloba todo o tipo de equipamentos conectados, desde simples sensores a máquinas complexas. A IoT torna simples a utilização de equipamentos industriais, permite receber informação de drones ou de sensores em locais inacessíveis, e facilita a automação e a gestão de serviços como a rega ou a iluminação. É graças ao 5G - 10 vezes mais rápido e com latência mínima - que a promessa de um mundo mais ligado, pelo enorme potencial da IoT, se cumpre.

Além dos habituais smartphones, computadores ou tablets, a IoT estende a conexão a outros equipamentos do dia a dia - dos eletrodomésticos em casa à maquinaria em empresas - e também aos sensores e aparelhos necessários à gestão de uma cidade. Espera-se que o número de dispositivos conectados por IoT chegue aos 18 mil milhões já em 2022 e os benefícios, melhorados pelo 5G, chegam a setores como a agricultura, a indústria ou a gestão urbana.

5G e Internet of Things: Simbiose perfeita

A possibilidade de conectar objetos do dia a dia à Internet torna mais simples a comunicação e os processos entre equipamentos e pessoas. Esta hiperconexão, potenciada pela IoT, permite gravar, monitorizar, medir e analisar informação em qualquer local e contexto, aproximando cada vez mais o mundo físico do mundo digital.

Domotica

Graças a alguns avanços recentes na tecnologia - acesso a sensorização de baixo custo, conectividade, cloud, machine learning e inteligência artificial - a IoT tornou-se uma realidade, mas o 5G é a chave para a desenvolver e massificar.

  • Instantaneidade: com o 5G, a latência - tempo que a rede demora a responder a um comando e realizar uma ação - é reduzida até 1 milissegundo, permitindo que a comunicação seja feita de forma praticamente instantânea.

  • Velocidade: o 5G é até 10 vezes mais rápido, podendo atingir velocidades de 10Gbps. E a NOS entrega sempre a máxima velocidade possível na sua rede 5G, o que permite uma maior transferência de dados, de forma imediata e fiável.

  • Densidade: a rede 5G permite ligar mais de um milhão de equipamentos por km2. Esta densidade massiva de ligações possibilita a sensorização e conexão de tudo, concretizando verdadeiramente os propósitos da Internet of Things.

O 5G é o futuro da IoT e a tendência é que mais e mais equipamentos se possam ligar em rede. As potencialidades da Internet of Things são imensas e reais, como confirmam as soluções que a NOS já apresenta para os seus clientes, e há muito para fazer nos próximos anos. Um estudo avança que o mercado da IoT vai crescer de 359 mil milhões de euros em 2021 para mais de 520 mil milhões em 2028.

" Em 2028 o mercado da IoT deverá valer 520 mil milhões de euros em todo o mundo, segundo um estudo da Vantage Market Research.

IoT ajuda nos corredores da empresa e nas ruas da cidade

A Internet of Things dá a uma empresa, um negócio ou uma entidade pública, como uma autarquia, a oportunidade de ser mais eficiente, de poupar tempo e dinheiro e até reduzir emissões de gases com efeito de estufa.

1. Drones para uma agricultura eficiente e melhor monitorização de infraestruturas

Os drones tornaram-se cada vez mais comuns em várias áreas. Com o 5G e a IoT, as potencialidades destes equipamentos aumentam incrivelmente. A latência extremamente baixa garante que os drones mantêm a conectividade e permite o envio de imagens ou dados precisos em tempo real.

Revolucionam a forma como se monitorizam colheitas agrícolas, mas também florestas, infraestruturas industriais, ou locais com elevada concentração de pessoas. Graças às características do 5G, os drones podem chegar a locais perigosos e inacessíveis, detetar situações de emergência, pragas em campos agrícolas, incêndios e até pessoas, ajudando a salvar vidas.

drone na agricultura

2. Controlo fácil de cada litro de água, de cada lâmpada acesa

Sistemas inteligentes, à base de sensores IoT conectados por 5G, ajudam a tornar a rega mais eficiente - seja em grandes campos agrícolas ou em jardins e parques públicos. Medem parâmetros como a pluviosidade, a radiação solar, a humidade ou a drenagem do solo, sendo os erros corrigidos muito mais rapidamente. Resultado? Poupa-se água e simplifica-se a manutenção dos equipamentos.

Poupar na água, mas também na energia, é essencial para a sustentabilidade dos negócios. O 5G alarga a utilização de sensores em fábricas, armazéns, edifícios de serviços ou habitacionais, que ajudam a monitorizar e controlar de forma remota o abastecimento e o consumo de eletricidade, água e gás. Há ganhos tanto na gestão das operações como na fatura das utilities.

iluminação inteligente

3. IoT expande as fronteiras da Indústria

As vantagens da sensorização e da integração cada vez maior da Internet of Things na Indústria - seja em fábricas inovadoras do setor tecnológico, indústrias tradicionais pesadas ou armazéns de logística - transportam os negócios para um novo patamar. Além da monitorização de espaços, consumos ou stocks, o 5G abre o caminho para novas tecnologias, algumas das quais a NOS já disponibiliza, como a realidade aumentada. A velocidade e a latência da nova rede móvel também alimentam a evolução da inteligência artificial, da machine learning, e facilitam a integração entre trabalhadores e máquinas, essencial à Indústria 4.0.

realidade aumentada armazém

4. Gestão integrada da vida nas cidades

Nas cidades é fundamental adotar medidas ambientalmente sustentáveis. A IoT e o 5G permitem monitorizar e controlar os consumos de forma remota, levando a que seja possível, por exemplo, desligar a iluminação pública em zonas e alturas em que esta não é necessária ou detetar ruturas no sistema de água. Numa smart city - como já acontece em Famalicão e noutras cidades portuguesas, com a NOS -, o 5G possibilita ainda melhor gestão de estacionamento, semáforos e do trânsito em geral, com ajustes constantes que garantem maior fluidez e menos emissões de gases poluentes.

iluminação inteligente

Já a área de resíduos urbanos pode ser melhorada com a associação entre IoT e 5G. A sensorização permite monitorizar os níveis de enchimento dos contentores e camiões de recolha de lixo, para uma gestão otimizada: em vez da rota completa, os camiões só passam onde é preciso. Poupa-se tempo, recursos e até emissões de CO2. E esses veículos - que circulam por todo o tipo de ruas - também podem recolher informação para outras áreas de gestão urbana, como a manutenção de passeios.

Se para muitas empresas a IoT era apenas o futuro, o 5G permite que seja cada vez mais a realidade atual, com novas utilizações potenciadas pela quinta geração móvel, 10 vezes mais rápida. A página de divulgação IoT for All (IoT para todos) coloca mesmo a conectividade 5G como uma das grandes tendências em 2022. A NOS pretende alargar cada vez mais as vantagens da nova rede móvel para as empresas e disponibiliza várias soluções e tecnologias centradas em 5G, entre as quais estão as utilizações da IoT. Ligue-se ao 5G e descubra como vai transformar o seu negócio, fazer o que ninguém fez.

Share this

Artigos Relacionados

  • Cloud Pública para tornar global qualquer negócio

    cloud storage

    Cloud Pública para tornar global qualquer negócio

    A migração das empresas para a cloud é um passo seguro na transformação digital. Com a cloud pública, as sinergias reduzem custos, reforçam a segurança e melhoram as operações.

  • Eurekathon 2021: Desafiar os dados a tornar as cidades sustentáveis

    Eurekathon

    Eurekathon 2021: Desafiar os dados a tornar as cidades sustentáveis

    É na mente livre das novas gerações que a inovação mais fervilha, só precisa do desafio certo.

  • Meu Super: como as redes inteligentes estão a transformar as empresas

    redes

    Meu Super: como as redes inteligentes estão a transformar as empresas

    A transição digital é imparável, continua a crescer em vários setores da economia e, no retalho, já começou.

 

 

 

Queremos ser seu parceiro

Desenvolvemos soluções em conjunto e à sua medida para responder às necessidades da sua empresa