empresas mais sustenáveis

Como abrir a porta da sua empresa ao 5G?

A transformação digital da quinta geração de redes móveis prepara-se para mudar o mundo das empresas. Veja o que pode fazer para começar a preparar a sua.

29 de setembro 2021

Quando o 5G chegar a Portugal, esqueça que, um dia, as empresas já se fizeram com pilhas de papéis, sem segurança na informação, sem agilidade, sem acessibilidade, sem tirar proveito da sua rentabilidade ou produtividade máxima. Esqueça tudo isto. O mundo empresarial está prestes a mudar de rumo e a acelerar, à mesma velocidade com que o 5G vai entrando pela porta das empresas. A sociedade, cada vez mais tecnológica, pede inovação e as empresas têm de responder na mesma medida. É a lei da oferta e da procura. Se a tecnologia pode fazer muito pelo mundo nas suas diversas dimensões, imagine o que pode fazer exclusivamente pela sua empresa. Muito.

Como se pode preparar?

O seu negócio pode evoluir tremendamente se pensar a médio e longo prazo e introduzir desde já soluções que o preparam para o novo mundo 5G.

1. Reveja os seus equipamentos e assegure compatibilidade com o 5G

  • Se a sua empresa quer entrar nesta nova era tecnológica, tudo o que se liga à rede móvel tem que ser compatível com o 5G.

  • Verifique a compatibilidade dos telemóveis, laptops e tablets com a nova geração de redes móveis. Dê prioridade aos equipamentos dos colaboradores que trabalhem em mobilidade, ou seja, que não tenham um local de trabalho fixo. Assegure que o operador que contratualizar tem uma boa cobertura na sua zona e no país.

2. Invista em formação, prepare a sua equipa para receber o 5G

  • O 5G não influencia apenas a área das TI (tecnologias de informação) num negócio, mas todas as áreas do mesmo. Por muito incrível que pareça, quase todas as componentes do seu negócio podem tornar-se mais digitais, inteligentes e eficientes com esta nova tecnologia.

  • É importante que a sua equipa conheça o potencial desta nova geração de redes móveis, para que identifique oportunidades de melhoria e digitalização nas suas tarefas.

  • É importante também que saiba utilizar os novos interfaces que o 5G promove: soluções de realidade aumentada, soluções de realidade virtual, robótica ou analytics.

formação 5g

3. Realidade aumentada, robótica ou inteligência artificial, por que não?

Pense como o 5G pode mudar cada componente da sua cadeia de valor. Da produção à venda, como pode incluir novas ferramentas mais digitais?

  • Sabia que o 5G e as ferramentas de robótica permitem um maior controlo de qualidade e menos perdas na produção? Em negócios com linhas de produção, como na área de peças de automóveis, por exemplo, o 5G será um poderoso aliado.

  • Sabia que na logística o 5G e a sensorização da Internet of Things (Internet das Coisas) permitem um controlo ainda maior do seu stock, otimização e uma maior garantia de qualidade ao longo da vida de armazenamento dos seus produtos? Se o seu negócio depende da qualidade irrepreensível dos seus produtos, aposte no 5G.

  • Sabia que na distribuição o 5G permite o controlo da frota com muito mais precisão e em tempo real, ou até mesmo através de veículos autónomos que chegam ao seu destino com segurança e o mínimo input humano? Se o seu negócio implica que o seu produto chegue a muitos pontos do país, veja o que pode mudar com o 5G.

  • Sabia que na área das vendas e do marketing, o 5G pode dar a conhecer o seu produto de uma forma imersiva, através de experiências em realidade virtual ou realidade aumentada? Quer tenha uma loja física ou online, os seus clientes podem ter uma experiência imersiva e inovadora com os seus produtos, através das novas potencialidades do 5G.

  • Sabia que no planeamento o 5G o pode ajudar a tomar melhores decisões? Com dados em tempo real, de várias fontes, as ferramentas de análise de dados ajudam a sua empresa a acionar decisões de forma mais rápida e melhorada.

  • Se não tem conhecimentos de como pode integrar o 5G na sua empresa, peça ajuda especializada. A NOS, por exemplo, ajuda na adoção do 5G, com equipas que acompanham não só a implementação, mas também a utilização desta nova geração de redes móveis.

vr empresas

4. Dê prioridade a parceiros que dominem o 5G

Os seus parceiros ou fornecedores terão um papel ainda mais determinante no desenvolvimento do seu negócio nos próximos tempos. Escolha-os bem. Avalie as suas competências não só na área de negócio em causa, mas escolha o que melhor enquadrar e delinear a estratégia da sua empresa como um todo, com as soluções que desenvolve com o novo mundo 5G.

5. Pense a curto, médio e a longo prazo

  • Invista na tecnologia que será dominante, assegurando que os novos equipamentos que compra estão preparados para o 5G e não se tornam obsoletos no curto prazo.

  • A médio prazo, avalie as necessidades dos seus clientes e pense como o 5G pode ajudá-lo a servi-los de forma mais personalizada e certeira.

  • Tenha a mente aberta para criar ou readaptar novos modelos de negócio, disruptivos, que possam vingar na nova era tecnológica a longo prazo.

Ao contrário do que se pode pensar, o 5G tem benefícios para todas as indústrias

No seu estudo “Digital With Purpose: Delivering a SMARTer 2030”, a GeSI - Global Enabling Sustainability Initiative, mostra como a implementação da quinta geração de redes móveis trará benefícios a todas as indústrias, até as mais tradicionais, traduzindo-se em maior eficiência e rentabilidade, graças à rapidez da comunicação e à maior capacidade de transmissão de dados. Indústria 4.0, fábrica inteligente, a Internet Industrial das Coisas (IIoT) são expressões que já fazem parte do léxico empresarial. No entanto, a verdadeira transformação digital, baseada nestas tecnologias, começará quando o 5G bater à porta da sua empresa.

As empresas do futuro serão mais ágeis e adaptáveis, contando com uma rede fiável que permite tirar partido da interligação completa entre instalações, equipamentos, profissionais e processamento constante de informação. Ter os parceiros certos nas mais variadas áreas que integram a Indústia 4.0, sempre conectada, será essencial para o sucesso nos negócios de qualquer empresa. A NOS trabalha com os melhores parceiros para fornecer soluções adaptadas a todo o tipo de empresas, desde os serviços de armazenamento de dados seguros em cloud da Vawlt, a uma plataforma de telemedicina da Knok pronta a usar por profissionais e clínicas. É tempo de fazer.

Share this

Artigos Relacionados

  • 5G Portugal: É tempo de apoiar melhor as startups

    wearables 5G

    5G Portugal: É tempo de apoiar melhor as startups

    Gabriel Coimbra, vice-presidente da consultora IDC, vê no 5G inúmeras oportunidades para startups: “Vai trazer novos modelos de negócio, disruptivos, que não existiam antes”. Há mais de 2.000 startups em Portugal.

  • Vawlt: o cofre mais seguro para dados na cloud

    Luis Neves GESI

    Vawlt: o cofre mais seguro para dados na cloud

    Quando a cloud ainda dava os primeiros passos, Ricardo, Tiago e Alysson já pensavam na segurança de poder usar várias clouds. A Vawlt agrega numa só solução o melhor que cada fornecedor de armazenamento cloud tem.

  • Deloitte prevê enorme impacto do 5G nas empresas portuguesas

    Luis Neves GESI

    Deloitte prevê enorme impacto do 5G nas empresas portuguesas

    A consultora estima um crescimento de 17 mil milhões na economia portuguesa pelo 5G, até 2035.