Criptomoeda: Razões que levaram à queda e como irá recuperar

Criptomoeda: Razões que levaram à queda e como irá recuperar

O valor e popularidade da criptomoeda em queda, descubra as razões que levaram a este percurso.

17 de julho 2022

A criptomoeda surgiu nos últimos anos como uma boa plataforma para investir o seu dinheiro e para fazer crescer as suas finanças, muito devido ao rápido crescimento do valor destas moedas digitais, como a Bitcoin. No entanto, os últimos meses têm visto uma grande queda no valor destas moedas, levando muitos a questionar a sua viabilidade a longo prazo.

O efeito do fim da pandemia

Os anos de 2020 e 2021 foram os principais períodos onde se viu um maior número de investimento e valorização de criptomoedas. Essa era, coincide ainda com os principais picos da pandemia de Covid-19, levando a uma associação do sucesso da moeda digital com os confinamentos e períodos de distanciamento. Agora, numa altura pós-pandémica, em que o mundo se prepara para entrar num ritmo mais normal, é natural que se veja uma deflação no interesse e valor nestes investimentos alternativos.

A implosão da inflação

Apesar da ideologia por detrás das criptomoedas assumirem uma certa invulnerabilidade às oscilações da inflação, a verdade é que os últimos meses têm visto mudanças sem precedente neste aspecto. A recente queda do valor dólar levou a um exponencial investimento em criptomoedas, o que poderá ser um dos motivos pela desvalorização destes investimentos.

A exposição dos conflitos atuais

A existência de vários conflitos atuais, como a atual Guerra na Ucrânia, podem estar por detrás de uma drástica mudança de percepção, levando a que afecte negativamente o valor da criptomoeda.

Volatilidade dos activos de risco

Os investidores de criptomoedas têm apostado em força em investimentos de alto risco e de alta recompensa, com a promessa de segurança e estabilidade. Todavia, o aparecimento de fragilidade começa a levar a que estejam agora a passar por um período em que terão de enfrentar volatilidade deste produto.

A criptomoeda é, desde a sua concepção, um produto de incrível risco e, apesar das promessas originais, parece estar a revelar a sua verdadeira exposição ao mundo que nos rodeia. Por isso mesmo, antes de investir, é necessário estar bem informado em relação aos riscos, bem como conhecer qual o melhor período para poder entrar neste negócio emergente.

Share this

Artigos Relacionados

  • Criptomoeda: Razões para investir nesta moeda digital

    criptomoeda

    Criptomoeda: Razões para investir nesta moeda digital

    O modo como adquirimos produtos e como criamos riqueza está a alterar-se e as criptomoedas estão no centro desta mudança.

  • Bitcoin: Quais as vantagens de usar esta moeda digital?

    bitcoin

    Bitcoin: Quais as vantagens de usar esta moeda digital?

    Dificilmente nunca ouviu falar da famosa Bitcoin, mas será que conhece as suas principais vantagens?

  • Blockchain: O que é e quais as suas potencialidades

    blockchain

    Blockchain: O que é e quais as suas potencialidades

    A blockchain fará em breve parte do nosso dia-a-dia, por isso, é fundamental compreendê-la.