Estudo revela crescimento do contacless nas PMEs

Estudo revela crescimento do contacless nas PMEs

O contacless chegou para ficar e é importante refletir sobre a adoção desta tecnologia para a sua empresa.

31 de julho 2022

O pagamento via contactless nasceu durante o início dos anos 2000 e veio revolucionar o modo como os consumidores adquirem produtos e serviços. Enquanto um TPA tradicional precisa que o cliente insira o cartão de crédito ou débito dentro da máquina, colocando posteriormente um pin para terminar a operação, o contacless utiliza uma tecnologia que permite ao usuário passar apenas o cartão por um leitor externo, sem a necessidade do uso de pin (na maioria dos casos). Isto torna o processo de pagamento mais simples tanto para o lojista, quanto para quem o procura.

Adicionalmente, o contacless pode funcionar através de várias formas, não estando somente dependente de um cartão físico. Por exemplo, novidades como o MB Way, o Apple Pay ou o Google Pay são opções contacless que se estão a tornar cada vez mais populares, devido não apenas ao facto de todos possuirmos um smartphone, mas também porque a cibersegurança destes aparelhos tem vindo a aumentar, quer seja devido a uma preocupação das marcas, quer seja devido ao facto de que a maioria dos antivírus já possui planos para mobile. Por isso, além de um sistema fácil de usar, a diversidade de opções torna-se também apelativa.

Com a pandemia, este método de pagamento subiu em popularidade, acabando apresentado a milhões de pessoas, incluindo empresas, que o adotaram com resultados visivelmente positivos. Os aparelhos modernos, como o NOS TPA Pro, são exemplos que já integram esta tecnologia.

" 76% das empresas já oferece pagamentos através de contactless.

Prova disso está num estudo realizado pela Salesforce no final de 2021, com o apoio de mais de 2500 empreendedores. 76% das empresas questionadas afirmou já oferecer pagamentos através de contactless, sendo os maiores utilizadores empresas de prestação de serviços, retalho, tecnologia e serviços financeiros, todos na casa dos 90% de uso. Depois deles, dos 80% e 70%, estão as fábricas, viagens e hotelaria, e saúde. Por fim, nos 60% estão as empresas de construção, as imobiliárias, e outros serviços profissionais.

Em suma, se pretende manter o seu negócio a par da concorrência, é fundamental adotar sistemas que permitam o pagamento por contacless e, além disso, deve estudar métodos alternativos em crescimento como o Apple Pay e seus semelhantes. Torne o processo de compra da sua empresa mais fácil e rápido.

Share this

Artigos Relacionados

  • Estudo mostra que a maioria das PMEs já abraçou o online

    pmes

    Estudo mostra que a maioria das PMEs já abraçou o online

    A presença online das PMEs torna-se num essencial segundo estudo da Salesforce.

  • as principais características de um empreendedor de sucesso

    empreendedor sucesso

    As principais características de um empreendedor de sucesso

    A Salesforce questionou empresas mundiais sobre quais os fatores que o tornam num empreendedor de sucesso.

  • Redes Sociais: As plataformas mais populares do momento

    redes sociais

    Redes Sociais: As plataformas mais populares do momento

    Conheça as Redes Sociais mais populares do momento, de forma a poder avaliar a plataforma ideal para si.