Redes Sociais: 4 Dicas de como as utilizar de forma saudável

Redes Sociais: 4 Dicas de como as utilizar de forma saudável

As redes sociais trazem consigo várias vantagens mas a verdade é que podem também originar problemas de saúde complicados.

3 de julho 2022

As redes sociais tornaram-se numa parte indispensável da nossa vida, independentemente de isso se dever ao seu interesse pessoal nas plataformas, ou a uma necessidade profissional. No entanto, estes espaços não são apenas fonte de informação e diversão, sendo também uma das maiores causas de ansiedade nos dias de hoje. Por isso, importa compreender como utilizar as redes de forma saudável, sem arriscar a sua saúde mental.

Foque-se nos seus amigos, e não nos estranhos

Possuir mil seguidores não significa ter mil amigos, e uma conversa de meia-hora, não significa que se sinta satisfeito com a comunicação. Ainda que fazer amigos online não seja estranho, deve perceber quais são as amizades reais. As pessoas com as quais pode falar de assuntos profundos e aquelas que realmente se importam consigo.

Limite a utilização das redes sociais

Quando se fala em vício, é comum pensar-se em tabaco ou bebidas alcoólicas mas a verdade é que as redes sociais são também uma fonte de vício, libertando altos níveis de dopamina (o neurotransmissor ligado à sensação de prazer e motivação), em curtos períodos de tempo. Como a recompensa é simples de alcançar, o nosso cérebro começa a querer que passemos mais tempo nestas plataformas, prejudicando outras atividades e aumentando os níveis de stress e ansiedade quando está desligado.

Evite conteúdo tóxico

Se não gosta do conteúdo de determinada pessoa, não a siga. O chamado “hate watching” ou “ver por ódio” não é saudável. Foque-se em páginas ou indivíduos que partilham interesses consigo. Se não aprecia algo, deixe de o consumir.

Saiba admitir que existe um problema

Esta é uma das dicas mais importantes. Se não consegue desligar as redes sociais durante um dia sem se sentir ansioso, deve procurar um especialista. Níveis altos de stress e ansiedade irão ter um impacto negativo na sua vida pessoal mas também profissional, levando-o a trabalhar menos e com menor qualidade.

As redes sociais trazem consigo inúmeras vantagens, porém, é importante não esquecer que não devem ocupar a maioria do seu tempo. Desligue as notificações e concentre-se no trabalho ou na convivência com o outro.

Share this

Artigos Relacionados

  • Dia Mundial da Saúde: Como ser um empreendedor mais saudável

    saúde

    Dia Mundial da Saúde: Como ser um empreendedor mais saudável

    Não importa o quão ocupado esteja, é fundamental manter a sua saúde em dia.

  • Saúde: Dicas para manter uma mente saudável

    ciberseguranca

    Saúde: Dicas para manter uma mente saudável

    Existem várias atividades que pode incluir na sua rotina e que o irão ajudar a manter uma mente saudável.

  • Metaverso: Como esta tecnologia está a mudar a saúde

    saúde

    Metaverso: Como esta tecnologia está a mudar a saúde

    O metaverso irá alterar por completo o nosso dia-a-dia e a saúde será uma das áreas mais afetadas.