Web 3.0: O que é e como difere na internet atual

Web 3.0: O que é e como difere na internet atual

Saiba tudo sobre a Web 3.0, a nova geração de internet que irá trabalhar com novas inteligências artificiais.

10 de julho 2022

A Web 3.0 é a terceira geração de internet, sendo a grande diferença dela para as suas antecessoras, o facto de permitir que ferramentas com inteligência “humana”, ajudem processos como a navegação ou a criação de conteúdo. Este artigo irá explicar o que é a Web 3.0 e como se distingue da Web 2.0, a internet que conhecemos hoje em dia.

Como começou a internet?

A internet foi oficialmente inaugurada em 1991 com o Web 1.0. Nesta altura, as páginas eram estáticas, conhecidas como “read-only” ou “apenas para leitura”. Isto significa que era impossível interagir com elas, quer através de log-in num perfil ou de comentários. O mundo digital era uma grande enciclopédia onde você podia ler sobre quase tudo, mas era só isso. O usuário era um consumidor de texto.

Quando surgiu a Web 2.0?

A era da primeira internet acaba em 2004 com o nascimento e a popularização de softwares como o Flash e o Java. A Web 2.0 é a internet que usamos nos dias de hoje, e a sua primeira vantagem é a interação entre usuários e websites, bem como entre usuários, e até entre websites.

As pessoas retiram informação das páginas, inserem informação nelas, e as páginas adquirem conhecimento que usam para se adaptar. Um exemplo prático e simples de explicar são as redes sociais. Você consome as publicações dos amigos, faz as suas próprias publicações, e os seus interesses são usados pela plataforma para redirecionar anúncios e outras sugestões.

O que é a Web 3.0?

A nova geração de internet pode ser definida como uma rede que será interligada e descentralizada. Deste modo, tanto os usuários como as inteligências artificiais poderão interagir com a informação online, criando, editando e transmitindo-a. Este é um conceito ainda muito aberto e com uma infinidade de possibilidades, contudo, existem fundamentais que conhecemos e sabemos irem mudar o mundo.

A inteligência artificial irá superar-se

Neste momento, as inteligências artificiais com que lidamos diariamente ainda têm alguma dificuldade em nos compreender quando usamos linguagem não padrão. Por exemplo, quando escrevemos um <3 em vez de “coração”, a maior parte das máquinas não irão compreender o símbolo. No entanto, com o Web 3.0 isso será possível, o que significa que a IA conseguirá perceber emoção como nunca antes, abrindo diversas portas para a sua evolução.

Esta foi uma breve história sobre o desenvolvimento da internet e o modo como o Web 3.0 poderá vir a mudar o modo como interagimos com o universo digital. A descentralização do poder e a possibilidade de controlarmos os nossos dados, irá ser ainda uma vantagem para tecnologias como a blockchain, cujas existem precisamente devido ao nascimento destes conceitos.

Share this

Artigos Relacionados

  • Ethernet: O que é este tipo de internet e quais as vantagens

    ethernet

    Ethernet: O que é este tipo de internet e quais as vantagens

    A Ethernet traz várias vantagens para a sua empresa e estas são as principais.

  • WiFi: Vantagens de disponibilizar uma rede gratuita aos seus clientes

    wifi

    WiFi: Vantagens de disponibilizar uma rede gratuita aos seus clientes

    Invista no futuro da sua loja com uma rede WiFi 5G gratuita dedicada para os seus clientes.

  • Internet Móvel: Mantenha-se ligado ao mundo neste verão

    internet

    Internet Móvel: Mantenha-se ligado ao mundo neste verão

    Se não tem acesso a Wi-Fi durante as suas férias de verão, então descubra quais as vantagens de optar pela internet móvel.