À primeira vista pode parecer apenas o movimento de digitalização do negócio, mas a transformação digital é muito mais que isso: é um processo de reorganização e adaptação cultural de uma empresa a uma realidade que privilegia o digital e centraliza o papel da tecnologia como estratégico para o crescimento do negócio.
87% das empresas acredita que o digital pode revolucionar as suas indústrias, mas nem metade se sente preparada para essa transformação.
Muitas veem-no como algo complexo e que pode trazer muito investimento associado por isso é importante perceber alguns dos benefícios que pode trazer este movimento:
Clientes mais satisfeitos
Os clientes são cada vez mais exigentes na sua relação com as empresas. Para estar um passo à frente da concorrência as empresas precisam de conhecer melhor os seus clientes, as suas dores, preferências e desejos para melhor adequar a sua oferta de produtos e serviços e criar uma relação mais duradoura. A transformação digital traz a possibilidade de obter, armazenar e analisar dados e transformá-los em conhecimento valioso sobre os clientes.
Por outro lado, a comunicação com o cliente é um ponto critico na sua relação com a empresa e esta é facilitada com a digitalização dos canais de comunicação. O atendimento ao cliente passa a ser feito através de múltiplos pontos de contacto permitindo ao cliente escolher o que mais se adequa à sua necessidade.
Mais de metade das empresas acelerou a digitalização com a pandemia
Custos operacionais reduzidos
Como consequência de conhecer melhor os clientes, as empresas passam a ter a capacidade de melhor prever as necessidades de produção e adaptar as suas operações às tendências que veem no mercado, otimizando assim os custos e ganhando capacidade para responder a imprevistos e crescer o negócio.
Processos otimizados
A tecnologia funciona como um facilitador sobre processos complexos, permitindo a sua automatização, tornando-os mais flexíveis e escaláveis para melhor acompanhar o crescimento do negócio sem disrupção, deixando aos decisores a capacidade de se focar nas oportunidades de negócio.
25% afirmam que a digitalização aumenta a eficiência dos processos
Lucros maiores
Com a otimização da produção e custos operacionais e a procura por uma melhor experiência de cliente e conhecimento sobre o mercado que a transformação digital permite, assistimos nas empresas a um aumento de receitas e acima de tudo dos lucros.
E a sua empresa, já está preparada para esta jornada?
Sara Rocha, Cloud, Services & New Business Products Team Leader
Com um mestrado em Gestão na NOVA SBE, Sara Rocha está na NOS desde 2018. Já trabalhou em projetos de Marketing, Produto e Digital no segmento Empresas.