Quais os benefícios da transformação digital para a sua PME?

Quais os benefícios da transformação digital para a sua PME?
11
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
13 ago 2023

A transformação digital é um processo fundamental a todas as PME e este artigo mostra-lhe os principais benefícios.

A transformação digital refere-se à integração de tecnologia digital nos processos de uma empresa, incluindo software e hardware. Vista inicialmente como uma mudança pouco importante, a verdade é que na última década esta tornou-se indispensável à sobrevivência de todo o tipo de negócio, em especial das PME. Deste modo, este artigo explora os principais benefícios de enveredar por esta transformação em 2023.

67% das PME reconhecem que a transformação digital trouxe muitas vantagens. - NOS

Adquira mais clientes e aumente as vendas

A primeira grande vantagem da digitalização é o facto de aumentar o número de clientes que o visita e, por conseguinte, as vendas. Um website personalizado com uma loja digital incorporada é essencial para se manter ativo numa era em que o cliente prefere a compra online. Mesmo que a sua PME inclua uma loja física, o website é fundamental para que a sua marca seja encontrada via motores de busca, e para conseguir promovê-la nas redes sociais.

Conheça melhor o seu cliente e vá ao encontro do que procura

Um website, uma central telefónica, um serviço de wi-fi gratuito, um menu digital ou um sistema de gestão hoteleira permitem-lhe não apenas servir melhor quem o procura mas também adquirir dados importantes. Entre as informações que a digitalização lhe concede estão hábitos de consumo, produtos favoritos, horas de maior fluxo, bem como sugestões ou reclamações vindas diretas de quem o visita.

 

Aumente a satisfação do cliente com a sua marca

O cliente moderno deseja um serviço prático e rápido de usar. Na loja online procura uma plataforma intuitiva, otimizada para dispositivos móveis, com opções de pagamento flexíveis e processos de devolução simples. Caso surja alguma dúvida, o atendimento ao cliente deve atender a sua chamada ou responder à sua mensagem prontamente, sem atrasos ou filas de espera.

No que toca à loja física, a principal prioridade é manter um sistema rápido e com o qual consiga facilmente aceder aos dados do cliente, às informações sobre produtos em stock ou possiveis encomendas, e investir em métodos de pagamento atuais como o contactless, tanto via cartão de débito como MB Way, Apple Pay, entre outros.

25% das PME afirmam que a digitalização aumenta a eficiência dos processos. - NOS

Melhore a produtividade de toda a sua equipa

Independentemente de possuir uma equipa remota, em escritório, ou híbrida, investir numa plataforma de trabalho em cloud proporciona imensas vantagens para a produtividade geral da empresa. Serviços como o Google Workspace ou o Microsoft 365, permitem-lhe criar, partilhar e aceder a todo o tipo de ficheiro, a partir de qualquer dispositivo. Esta mudança serve também para melhorar e agilizar a comunicação entre os profissionais, que não dependem tanto de um contacto físico ou de um telefone, podendo enviar e receber mensagens rápidas e eficazes via canais como o Teams.

Mais de metade das empresas acelerou a digitalização com a pandemia, e 10% a 30% acredita que podem crescer com investimento digital. Isto demonstra a necessidade de enveredar por este processo o mais depressa possível, garantindo que se mantém à frente da concorrência e que vai ao encontro do consumidor moderno. Nunca foi tão fácil adaptar-se a nova tecnologia, com a ajuda de equipas especializadas, colegas mais novos ou até vídeos na internet e, talvez por isso, 59% das empresas se sintam mais preparadas para lidar com as novas tecnologias, facilitando a transição digital.

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